Saúde /

16 de Junho de 2011 13h00

Roda de Conversa na Escola do Santo Isabel será sobre Meio Ambiente

16/06/2011

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Escola Municipal de Ensino Básico – EMEB Maria Eunice, situada no bairro Santa Isabel, será sede, nesta quarta-feira (17-06) das 8:00 às 10:30 horas, de uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde - SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação -SME, intitulada "Roda de Conversa", com a participação de 50 professores da rede municipal sobre as questões ligadas ao Meio Ambiente.

De acordo com Vagner Barros, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, os assuntos abordados serão a Transdisciplinaridade e interdisciplinaridade: desafios da educação no mundo contemporâneo (SME), As interfaces da educação em saúde com a educação ambiental na construção de territórios saudáveis (SMS) e As conseqüências das queimadas na saúde da população(SMS).

“Serão destaque as ações de convergência entre Educação em Saúde e Educação Ambiental na promoção de territórios saudáveis dando ênfase as queimadas. Por que evitá-la? Que males produzem a saúde? Qual o papel da educação em saúde e educação ambiental em promover novos hábitos? Pretendemos apresentar como cartão de visitas aos turistas na copa 2014 a mesma poluição do ar que ocorreram em 2010 ou 2007? Em cima desses questionamentos iremos trabalhar”, explicou Vagner.

A Educação em Saúde e a Educação Ambiental  são estratégias que trabalham a sensibilização da população desenvolvendo o olhar critico e incentivando o exercício de cidadania. “Como consequência ambientes saudáveis através de comportamentos que beneficie a si e a
coletividade, dentre eles, o de evitar as queimadas urbanas que são proibidas o ano todo e que expõem a saúde de todos, principalmente crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas ao material particulado (fumaça) e outros poluentes  que não respeitam limites quando lançados na atmosfera”, destacou Vagner.


O que é: "Roda de Conversa"

Onde: EMEB Maria Eunice, bairro Santa Isabel- Cuiabá (próximo do
Conselho Tutelar do Bairro)

Quando: Amanhã (17.06)

Hora: das 8 às 10:30 horas

Maiores informações:
3617-7379