/

27 de Julho de 2011 10h08

PSMC é equipado com aparelho de ecocardiograma

27/07/2011

João Carlos Queiroz/Saúde/Cuiabá

Nesta quarta-feira (27-07), o Pronto Socorro de Cuiabá começa a operar o equipamento de Ecocardiograma modelo Vivid 3, da GE, que adquiriu para promover agilidade nos exames, até então feitos em unidades da rede privada e no Hospital Júlio Müller, o que demandava custos e riscos no transporte de pacientes com patologias cardíacas. O aparelho, orçado em R$ 270 mil reais, inicialmente vai atender a ala pediátrica, e na próxima semana deve ser disponibilizado para os adultos, informou o cardiopediatra Alessandro Gonçalves da Silva, diretor infantil do Pronto Socorro.

"Este aparelho ajuda no diagnóstico complementar de doenças morfológicas cardíacas. Sem dúvida, será de muita serventia ao Pronto Socorro, que não contava com dispositivo semelhante para de tectar doenças cardiovasculares graves. Sua operação requer treinamento técnico com engenheiros especialistas do fabricante. O mais importante é que os pacientes agora não precisam mais sair do PS para realizar os exames, deslocamento que sempre implica em riscos e custos".

O equipamento faz ultrassom do coração e dos vasos sanguíneos para avaliação da anatomia e funcionamento cardíaco em adultos e crianças, além de ecocardiograma fetal, ecocardiograma com estresse farmacológico e ecocardiograma transesofágico.

O grande diferencial desse equipamento, conforme o fabricante,  é sua capacidade de realizar exames mais detalhados, principalmente através do ecocardiograma transesofágico, um tipo de ultrassom do coração que, por meio de uma sonda endoscópica, fornece “mais detalhes do que o ultrassom do tórax".
O Vivid 3 realiza também o exame de ecocardiograma de estresse, que simula o desempenho do coração como se o paciente estivesse correndo na esteira, recurso que tem sido utilizado para substituir o sistema de esteira àquelas pessoas que não conseguem realizar esse teste.

Outro diferencial do aparelho é que ele permite a realização de "ecofast", como explica o Dr. Fábio Liberali Weissheimer, diretor hospitalar e especialista em Medicina de Urgência e Intensiva: " Hoje em dia o ultrassom é utilizado na urgência e emergência para realização de exames na beira de leito, passagem de catéteres em veias profundas, drenagens de pneumotórax e derrames pericárdicos, aumentando a segurança dos procedimentos, que são feitos com a maior rapidez e seguranç a possíveis. Poderemos utilizá-lo até nas paradas cardiorespiratórias como é recomendado nas mais atualizadas diretrizes de ressuscitação", conclui Liberali Weissheimer.