Saúde / Saúde da Mulher

02 de Maio de 2014 09h28

PSFs dos Jardins Florianópolis e União realizam primeira reunião do Programa de Acompanhamento às Gestantes

02/05/2014

DANIELE DANCHURA

Cerca de 40 gestantes participaram na tarde de quarta-feira (30) da primeira reunião do Projeto de Acompanhamento às Gestantes realizado pelas equipes do Programa de Saúde da Família dos bairros Jardim Florianópolis e Jardim União, da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto faz parte do Programa Municipal da Saúde da Mulher e também da Rede Cegonha, instituído pelo Ministério da Saúde.

Durante o evento realizado na Igreja Católica Nossa Senhora das Dores, no Jardim Florianópolis, as gestantes receberam orientações do dentista Israel Reis sobre como manter a saúde bucal durante a gestação e ainda receberam kits com escova e pasta de dentes e fio dental. As gestantes também receberam uma sacola de bebê do Programa Rede Cegonha.

Em seguida, alunos da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, que participam do grupo Lida de Medicina da UFMT e que tratam sobre a saúde da família, também palestraram e tiraram dúvidas das gestantes sobre as mudanças fisiológicas que elas sofrem durante a gravidez, além de orientar sobre como se portar frente a estas mudanças.

A enfermeira e coordenadora do PSF do Florianópolis, Viviane Ribeiro de Paula, explicou que também foi realizada uma dinâmica na qual as gestantes se apresentaram e contaram coisas importantes das vidas delas. “Essa dinâmica é importante para que possamos conhecê-las melhor e traçar o perfil do grupo, identificando os temas que serão tratados nas próximas reuniões”, completou.

Já a também enfermeira e coordenadora do PSF do Jardim União, Jamila Sudré Nassarden, contou o grupo está começando agora, mas irá fazer todo o acompanhamento do pré-natal. “Por meio do grupo, elas são acompanhadas no pré-natal, recebem os medicamentos necessários, como o ácido fólico, e o encaminhamento necessário quando têm gestações de risco. Aquelas que já possuem mais de dois filhos, também recebem o encaminhamento para o planejamento familiar, onde elas passam por atendimento de enfermeiras, clínico geral, ginecologista, psicólogo e assistente social. Através desse planejamento familiar elas têm acesso aos métodos contraceptivos como laqueadura, vasectomia, DIU e outros”, esclareceu a profissional da saúde.

Gabriela Polla Albuquerque é enfermeira da unidade do Florianópolis por meio do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) do Ministério da Saúde e está no PSF há pouco mais de um mês. Ela contou que sempre teve vontade de trabalhar com um grupo de gestantes, principalmente depois que chegou na unidade e viu que a maioria das gestantes tem faixa etária entre 13 e 16 anos. “Quando cheguei na unidade já vinha com a ideia e eles  aqui já estavam começando a desenvolver o projeto e tivemos uma boa adesão das gestantes”, ressaltou.

Atualmente, os dois PSFs juntos possuem 95 gestantes cadastradas, mas apenas 40 participam do projeto. O convite é feito durante a ida das grávidas na unidade de saúde ou por meio da busca ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde. “Matriculadas no projeto nós temos 40 gestantes, isso porque algumas trabalham fora e outras oferecem resistência, pois como tem vários filhos, acham que não precisam ir às reuniões”, explicou a enfermeira Viviane.

Para a gestante E.S., 16 anos, e grávida de 37 semanas a reunião foi de grande ajuda, pois esclareceu várias dúvidas que ela tinha. “Essa gravidez não foi planejada, então tenho muitas dúvidas. Fiquei sabendo da reunião pela enfermeira do postinho e resolvi vir. Foi muita boa e explicou bastante coisa, tirou muitas dúvidas que eu tinha e agora vou continuar vindo às reuniões enquanto eu puder, mas pelo meu tempo de gestação provavelmente não vai dar”, concluiu.

A próxima reunião está prevista para ser realizada no dia 29 de maio, a partir das 14 horas no mesmo local e o tema da palestra principal será sobre como educar os filhos.