Saúde /

28 de Junho de 2012 09h40

PSF do Coxipó I comemora o Dia Nacional de Combate a Diabetes

28/06/2012

JC Patrício - (65) 3617-7377


Com ato realizado na tarde desta quarta-feira (27-06) no PSF (Programa Saúde Família) do Residencial Coxipó I, a Secretaria de Saúde da Capital comemorou o Dia Nacional de Combate a Diabetes. A escolha do PSF se deu em função da festa junina naquele local, evento aberto à população.
 

Na ocasião, técnicos da SMS explicaram aos cadastrados no Programa HIPERDIA, a importância da prevenção e mudança de hábitos para não que a diabetes e a hipertensão arterial não avancem no município. 

Segundo a enfermeira Jussara E. Ávila Pereira, responsável Técnica pelo HIPERDIA-SMS – em Cuiabá, existem 2.593 diabéticos cadastrados no Programa. A enfermeira lembra que a diabetes e a hipertensão são doenças perigosas e letais. "Infelizmente, a maioria das pessoas procura as unidades de Saúde do município somente quando apresenta sintomas ou já está com lesões em órgãos mais suscetíveis, a exemplo de comprometimento do pâncreas, fígado, olhos, coração.”. 

Foi para aumentar o controle e a prevenção que a SMS resolveu incluir na agenda festiva dos PSF a campanha nacional para combater a diabetes. "A Prefeitura de Cuiabá tem se empenhado muito nisso, juntamente com outros parceiros. Diabetes pode ser evitada e/ou amenizada com boa alimentação e exercícios físicos regulares, além do uso criterioso da medicação prescrita por especialistas na área". 

Jussara salienta ser importante que as pessoas se submetam à avaliação médica pelo menos uma vez ao ano, seguindo-se exames laboratoriais específicos, a fim de evitar a doença e os estragos dela decorrentes. "O histórico do quadro de diabéticos têm levado muitos a lesões graves (amputações, cegueira) e mortes. O procedimento correto é não esperar que os sintomas da diabetes se manifestem, quando já poderá ser tarde demais para se fazer uma prevenção eficaz e impedir, desta forma, o avanço dessa doença tão impiedosa". 

Estimativas da VIGITEL 2011 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) apontam que até 2020 o Brasil poderá ter 12 milhões de diabéticos, ou seja, um milhão a mais do quadro atual oficialmente cadastrado.  "Isto indica que a prevenção precisa ser cada vez mais cobrada pela população, assim como o trabalho dos profissionais de Saúde que  prestam assistência aos diabéticos", diz Jussara.