Saúde /

23 de Novembro de 2010 13h00

Pronto Socorro realiza curso de "Atualização em Dengue" para capacitar médicos

23/11/2010

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa

O Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC) realiza nos próximos dias (29 e 30-11) e (01-12), às 19 horas, um “Curso de Atualização em Dengue”. Este treinamento será realizado no próprio hospital e constará de estudo de casos clínicos com evolução grave seguido de atualização em diagnóstico, tratamento e protocolos nos casos da dengue, com abordagem especial em Febre Hemorrágica da Dengue. O público alvo serão os médicos do corpo clínico (PA adulto,PA Infantil, e visitadores da unidade).

Segundo o Diretor do hospital, Jair Gimenes Marra, a atualização dos médicos da unidade faz parte do Plano de Contingência da Dengue desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ele explica que o objetivo é capacitar os profissionais para adotarem os procedimentos corretos no atendimento, em caso de suspeita da dengue. “Vamos apresentar casos graves e fazer uma revisão bibliográfica para que todos cumpram o protocolo de atendimento nesses casos,” ressaltou o Diretor.

O Diretor Técnico Alberto Bicudo Salomão e o Diretor Clínico do Pronto Socorro, Carlos Aberto Maranhão, serão os responsáveis por ministrar algumas temáticas.  Estarão presente também no evento e abordando outros assuntos relacionados ao problema, os infectologistas, Luciano Ribeiro e Roberto Kazan.

Atualmente a Saúde conta com 60 médicos que compõem a linha de frente do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. São esperados 20 profissionais por dia na reunião. Outro fator importante, que foi destacado pelo Diretor do Hospital, é a presença obrigatória de todos os profissionais. “A presença do médico que faz parte do nosso quadro clínico é obrigatória. São três dias de atualização, e deixamos a disposição do profissional escolher o dia que vai participar,” afirmou Marra.