Saúde /

20 de Julho de 2011 10h52

Pronto Socorro de Cuiabá amplia atendimento

20/07/2011

João Carlos Queiroz/Saúde

Conforme informou hoje (20-07) a gerente de Enfermagem do Centro Cirúrgico do Pronto Socorro de Cuiabá, Glauce Maria M. de Novais, os resultados dos indicadores do setor atestam que o atendimento registrou mais de 100% em algumas especialidades no mês de junho. "À exceção da área de Ortopedia, em que o acréscimo percentual foi de 3%, contra os 34% registrados em maio, as demais especialidades (neurocirurgia e vascular) apontam 100% de aumento, a exemplo das áreas de Neurocirurgia" (5% em maio e 12% em junho), e Vascular (5.6%/maio e 12.3%/junho).

"Humanização" é a palavra que traduz esses resultados, garante o diretor geral do Pronto Socorro de Cuiabá, Ronaldo Taques. "Os percentuais de junho refletem o esforço diuturno das equipes lotadas na unidade, pois o PS atua com base na humanização do atendimento. Isso acontece em todos os setores", observa. Princípio operacional que tem gerado resultados além da expectativa dos profissionais que trabalham na unidade, destaca o diretor.

"Existe determinação dos profissionais com os quais trabalhamos; afinal, vidas e stão em jogo, e o mais importante é atender a todos com eficiência e qualidade, não apenas no campo médico, mas também na área social".

A enfermeira Glauce Maria M. de Novais salienta que os pacientes do PS têm inclusive agradecido a forma atenciosa com que são atendidos. "Nossa metodologia de trabalho é uma das responsáveis pelos índices positivos registrados no mês de junho, com ampla integração das equipes lotadas na instituição". E a tendência, prevê, é de se manter percentuais paralelos nos meses subsequentes.

Glauce informa ainda que a área de Ortopedia é a que registra quantidade maior de pacientes atendidos diariamente.  "Podemos citar que, de um total de 300 cirurgias realizadas em maio, 102 foram na área ortopédica. Em junho, manteve-se o mesmo número (102 cirurgias ortopédicas), das 278 realizadas".

O paciente Jesuíno Faria, 58 anos, acidentou-se de carro e será submetido a cirurgi a, e diz ser paciente para aguardar sua vez. "Existem outros na minha frente. Mas tenho que reconhecer que os profissionais, médicos e enfermeiros do PS, realmente se esforçam dentro das suas condições. Não posso me queixar do atendimento".

Outro paciente à espera de cirurgia ortopédica, Sebastião Santos Luís Fernandes, foi vítima de acidente doméstico. "Caí da escada quando trocava telhas. Minha cirurgia deve acontecer proximamente. O importante é que somos bem tratados por todos os profissionais do PS, que recebe gente de Mato Grosso inteiro e até da Bolívia. É um Pronto Socorro do Estado, não apenas de Cuiabá".