/ TRANSPARÊNCIA

08 de Março de 2021 12h41

Promotor de Justiça conhece polo central de vacinação contra a covid-19 em Cuiabá

08/03/2021

CELLY SILVA

Celly Silva

A campanha de vacinação contra a covid-19 “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar” segue com o acompanhamento dos órgãos de controle. Na última sexta-feira (5), o polo central de vacinação, que funciona no Centro de Eventos do Pantanal, recebeu a visita do promotor de Justiça Clóvis de Almeida Júnior, titular da 36ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá. Ele foi recebido pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município e da campanha de imunização, Valéria de Oliveira, que mostrou a câmara fria onde ficam armazenadas as doses utilizadas no dia, apresentou e explicou como funcionam os setores de registro, vacinação, pós-vacinação e estabilização. 

Valéria de Oliveira também explicou como é a destinação de doses, que são aplicadas conforme os grupos prioritários definidos pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Ela informou ainda que a aplicação da segunda dose ocorre no prazo de 28 dias (no caso da Coronavac) e de 3 meses (no caso da vacina de Oxford/Astrazeneca). A coordenadora também relatou ao promotor de justiça a dificuldade em fazer o planejamento da campanha de imunização devido ao fato de o Município somente ser informado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) da chegada de novas doses no dia anterior ou até no mesmo dia da entrega. Além disso, as doses ainda estão sendo entregues em quantidade insuficiente para atender a todo o grupo prioritário da fase em andamento. 

A respeito disso, o promotor Clóvis de Almeida disse que também requisitou informações da SES. Ele ainda perguntou sobre as perdas técnicas e Valéria informou que tem feito um controle rigoroso para evitar sobras de doses da vacina. Segundo ela, ao final do expediente na central de vacinação, são verificadas quantas pessoas ainda faltam ser atendidas para que seja aberto apenas o número exato de frascos. Além disso, todos os fracos esvaziados estão armazenados. 

Após conhecer todo o funcionamento da central de vacinação contra a covid-19, o promotor de justiça Clóvis de Almeida Júnior destacou que “dá pra perceber que está funcionando a estrutura montada, mas a gente fica um pouco frustrado da ausência de perspectiva do município em poder prosseguir com a vacinação porque, pelo que ela me informou, as doses que estão chegando hoje não termina nem esse grupo prioritário e isso realmente preocupa muito. Vou aguardar as informações, tanto da Secretaria Municipal quanto da Secretaria Estadual, para avaliar as informações e decidir qual vai ser a próxima diligência na investigação”, disse. 

A secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Félix, destacou que a pasta tem trabalho aberta aos órgãos de controle sempre prezando pela transparência das ações de combate à pandemia. “Pra nós é extremamente importante que os órgãos de controle venham saber como a gente trabalha, como foi organizado o processo e também ver as dificuldades que a gente passa. Eu acho de extrema importância a vinda dos órgãos de controle e eu gostaria que eles viessem periodicamente. Inclusive vários vereadores já vieram aqui e fizeram várias sugestões. Muitas nós já fizemos e é importante a contribuição da sociedade para o controle”, destacou.