Saúde / Odontologia

09 de Outubro de 2014 09h20

Programa de prevenção ao câncer bucal será realizado no Verdão

09/10/2014

DANIELE DANCHURA

A Coordenação de Saúde Bucal de Cuiabá realiza a 12ª etapa do Programa de Prevenção do Câncer de Boca neste sábado (11) na Clínica Odontológica do bairro Verdão. Os atendimentos serão feitos das 7h30 às 11h30.

Em parceria com o Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do Univag e com a Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso (LACCanBo/MT), a Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo levar à população o esclarecimento sobre os principais fatores de risco para o câncer de boca, como o tabagismo, o etilismo, a radiação solar e, atualmente, as infecções pelo papiloma vírus humano (HPV).

Além disso, também são realizados atendimentos para diagnóstico precoce de lesões malignas ou cancerígenas, promovendo a prevenção das doenças bucais e entrega de kits de higiene bucal aos participantes da ação.

"A realização de campanhas que sensibilizem, ensinem, previnam, diagnostiquem precocemente e encaminhem para o ideal tratamento são estratégias simples e eficazes, onde teremos cada vez mais um número significativo de pacientes beneficiados e de futuros profissionais habilitados para realizar a devida conduta perante esses casos", ressaltou a coordenadora do programa, Diurianne França, que também é cirurgiã-dentista e compõe a equipe do Município.

NÚMEROS - De fevereiro, quando teve início o projeto, até o mês de setembro já foram realizadas 11 etapas da campanha permanente, com 721 pessoas atendidas. As lesões suspeitas são agendadas em Centros de Especialidades Odontológicas para a realização de exames complementares como citologia esfoliativa e biópsia.