Saúde / SAÚDE

25 de Março de 2014 17h12

Programa de Combate ao Câncer Bucal será realizada neste sábado no Jardim Leblon

25/03/2014

DANIELE DANCHURA

Prevenir e diagnosticar precocemente o câncer bucal. Com este objetivo a Prefeitura de Cuiabá promove a quarta etapa do "Programa permanente de Prevenção do Câncer de Boca" no bairro Jardim Leblon neste sábado, dia 29. A população poderá buscar atendimento a partir das 8 horas na Clínica Odontológica do bairro. O projeto é realizado pela Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde,em parceria com o programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do Univag – Centro Universitário.

O programa, que iniciou no dia 8 de fevereiro no bairro Tijucal, já atendeu 175 pessoas. Os pacientes que apresentaram alterações bucais como o fibroma e a hiperplasia fibrosa inflamatória foram encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas para a realização de exames complementares como citologia esfoliativa e biópsia.

Os bairros Tijucal, Pascoal Ramos e Planalto já receberam o Programa de Prevenção ao Câncer de Boca. A proposta é realizar as ações do projeto quinzenalmente aos sábados nas 10 Clínicas Odontológicas do município até o fim do ano.

O programa de Prevenção do Câncer de Boca tem como objetivo principal detectar lesões bucais em pessoas com idade acima dos 40 anos e com o hábito de fumar e/ou consumir bebidas alcoólicas, ou seja, justamente o grupo de risco da doença. 

Durante o evento, além da realização de exames bucais, também serão entregues folders educativos, distribuição de kits de higiene bucal, e realizadas orientações de como fazer o auto-exame bucal. Os participantes ainda recebem informações sobre os principais fatores de risco para o câncer de boca como o tabagismo, o etilismo, a radiação solar e atualmente as infecções pelo papiloma vírus humano (HPV).

Além dos cirurgiões-dentistas e técnicos em saúde bucal do município, o Programa conta com a parceria da Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso (LACCanBo/MT) e alunos do Curso de Odontologia do Univag, que estarão sob a supervisão da dentista e profª. Drª. Diurianne França, que também é cirurgiã-dentista e compõe a equipe do município. 

Diurianne ressalta que com a realização de campanhas que sensibilizem, ensinem, previnam, diagnostiquem precocemente e encaminhem para o ideal tratamento teremos cada vez mais um número significativo de pacientes beneficiados e de futuros profissionais habilitados para realizar a devida conduta perante esses casos. 

"Essas ações são muito importantes para, além de prevenir o câncer de boca por meio de exames, orientar a população a se prevenir e também a fazer o auto-exame, por que o prognóstico para Cuiabá é preocupante. As estimativas para o ano de 2014 no município é de 60 casos novos de câncer de boca, desses 40 em homens e 20 em mulheres", explicou.

 

Serviço

O que: 4ª Etapa do "Programa Permanente de Prevenção do Câncer de Boca"

Onde: Clínica Odontológica do bairro Jardim Leblon – Rua Projetada n°1. Ao lado do Centro de Saúde do bairro.

Quando: sábado, dia 29 de março

Horário: das 8 às 11h30.