Saúde /

15 de Outubro de 2010 11h00

Programa beneficia diabéticos e hipertensos

15/10/2010

Larissa Malheiros-Assessoria/SMS

A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), através da Atenção Básica, realiza anualmente o Programa Hipertensão e Diabetes, uma ação que envolve pacientes hipertensos e diabéticos que necessitam de medicamentos e acompanhamento médico.

Segundo a Diretora da Atenção Básica, Silmayre Helena Silva, o programa começa com a avaliação médica do paciente, que acontece nos Centro de Saúde (CS) ou nos Programas de Saúde da Família (PSF). Depois de diagnosticada a doença, o paciente faz o cadastro para recebimento da medicação.Como explica a diretora. “Após o cadastramento os remédios são distribuídos mensalmente, de acordo com a receita do médico na própria unidade”, disse.

“Quando completar três meses o paciente tem que fazer uma nova consulta médica para  avaliar a medicação e receber um diagnóstico atual”, explicou ela.

O programa faz parte do Plano de Trabalho Anual. Além da medicação, os pacientes recebem orientações relacionadas às atividades físicas e alimentação saudável.    

Hoje, em Cuiabá, estão registradas cerca de 1.700 pessoas com diabetes e 35.279 com hipertensão . Todos os cadastros são enviados para o Ministério da Saúde que faz o controle nacional das duas doenças.