Saúde /

12 de Abril de 2013 18h14

Prefeitura tentará reaver recursos bloqueados pelo Ministério da Saúde

12/04/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito Mauro Mendes se reuniu hoje (12) com técnicos do Ministério da Saúde, em Cuiabá, na tentativa de encontrar uma solução para o desbloqueio de recursos no valor de R$ 5 milhões do setor.
 

O Ministério estornou o valor que foi enviado, nos meses de novembro e dezembro de 2012, para custeio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro, que já deveria estar pronta na ocasião. No entanto, ao verificar que a unidade ainda não estava ativada, glosou o montante. 

“Vai fazer falta para os pagamentos de algumas contas da saúde, além de complicar a locação de recursos junto ao Ministério. Mas estamos trabalhando para reverter a situação. Hoje tivemos reuniões com técnicos do Ministério da Saúde e estamos trabalhando uma forma de recuperar esses recursos, afirmou Mauro Mendes. 

O secretário Municipal de Saúde, Kamil Fares, explicou que a compra de medicamentos e equipamentos não será prejudicada. “Não vão faltar medicamentos ou equipamentos. Atrapalha nosso custeio mensal da rede que atende ao SUS, inclusive o Pronto Socorro e os hospitais conveniados, mas estamos trabalhando para reverter isso”, disse. 

Na próxima semana, o prefeito Mauro Mendes deverá discutir a questão em Brasília. “Na semana que vem tentarei falar com o ministro Alexandre Padilha ou com o secretário de Atenção á Saúde, Helvécio Magalhães. Essas medidas poderão ser analisadas e resolvidas. Temos que restabelecer a vinda desses recursos, pois isso pode comprometer o atendimento básico de Cuiabá”, afirmou.