Saúde /

23 de Abril de 2013 14h29

Prefeitura realiza atividades no dia nacional de combate à hipertensão

23/04/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


A Prefeitura de Cuiabá realizará, a partir de quinta-feira (25), a Semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial em toda rede básica de saúde do munícipio. Cada unidade executará ações para promover conhecimento e cuidados sobre a doença.
 

O dia "D" da semana acontecerá no dia 26 de abril, Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão, com um grande evento no Centro de Saúde do Bairro Tijucal, a partir das 08h00 da manhã. Serão realizadas: aferição de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, Aferições Antropométricas e orientações de Educação em Saúde. 

Atualmente, cerca de 47 mil cuiabanos estão cadastrados no programa SIS HIPERDIA, de controle à doença, sistema que controla a doença em Cuiabá. No entanto, muitas pessoas ainda não possuem o diagnóstico, principalmente por ser uma doença assintomática e que geralmente é diagnosticada devido às complicações desenvolvidas ao longo do tempo. 

O município de Cuiabá disponibiliza tratamento farmacológico e acompanhamento para que o paciente possa manter-se saudável, assim como os profissionais de saúde estão aptos para fazer os devidos acompanhamentos e direcionamentos.