Saúde /

05 de Abril de 2013 16h59

Prefeitura realiza ação "Viver com saúde é uma grande vitória" no Dia Mundial da Saúde

05/04/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá


A Prefeitura de Cuiabá aderiu à campanha do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, e realizará o evento “Viver com saúde é uma grande vitória”, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional da Promoção da Saúde.
 

O objetivo é a sensibilização e adesão das pessoas à prática de esportes, alimentação saudável, ao lazer ativo, ao cuidado com o corpo, entre outros. Por isso, o evento será realizado logo após a Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá, em alusão ao aniversário da cidade. 

No próximo domingo (07), a partir das 8 horas da manhã, várias atividades serão realizadas na Praça 8 de Abril (em frente ao Choppão), local de partida e chegada da corrida pedestre. 

A proposta do Ministério da Saúde é que hajam mudanças nos comportamentos sociais da população. Essa política ressalta a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e o desenvolvimento sustentável. 

Essas práticas serão otimizadas através de espaços oferecidos pelos municípios em praças, parques, quadras esportivas, estratégias estas que devem ser trabalhadas nos serviços de saúde, escolas e em grupos sociais organizados ou não, estimulando a melhoria da qualidade das ações de promoção e proteção da saúde. 

PROGRAMAÇÃO 

05h00 às 06h40 - Distribuição de kits da corrida; 

06h40- Aquecimento dos atletas com alongamento; 

07h00- 1ª largada da corrida (portadores de necessidades especiais e atletas femininos); 

07h10 – 2ª Largada de atletas masculinos; 

A partir das 08h00 

Rodas de conversa com o atleta paraolímpico Antônio Delfino (Brasília – Velocista) e Renan da Silva (Mato Grosso – Velocista); 

Pintura artística para crianças; 

Apresentação de Grupo de capoeira com interação do público; 

Workshop de dança; 

Orientação nutricional com disponibilidade de kits de frutas; 

Orientações de Saúde Bucal com equipe da Colgate para crianças (com escovódromo e disponibilidade de kits de escovação); 

Stand com material informativo sobre saúde (saúde do Homem, saúde da Mulher, saúde da Criança, Saúde Bucal, Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão Arterial, Escola com Saúde); 

Oficina com o Projeto Cozinha Brasil; 

Apresentação cultural e distribuição de picolés pela equipe do Projeto “Anjos da Enfermagem”; 

Distribuição de mudas frutíferas. 

Tenda com Equipe da Secretaria Municipal de Saúde para Assistência em caso de Urgência; 

08h15 às 08h45 - Premiação dos Atletas (nesse momento as atividades acima serão suspensas para o ato de premiação); 

11h00 Encerramento das Atividades.