Saúde /

16 de Maio de 2013 09h16

Prefeitura participará de campanhas pela saúde durante o final de semana

16/05/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

A Prefeitura de Cuiabá participará de dois eventos em prol da saúde neste final de semana. No sábado (18), terá um estande no Dia Nacional de Ação Voluntária (DNAV), promovido pela Fundação Bradesco. No domingo (19), participará da 2ª Edição do Projeto Social Integrando o Direito à Cidadania, realizado pela Câmara de Vereadores de Cuiabá.

 

Nos dois eventos, a Diretora de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde participam pelo terceiro ano consecutivo do Dia de Ação Voluntária. Em 2013, as equipes levarão estande com exposição e orientação sobre o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti (dengue) e animais sinantrópicos, cujo convívio é nocivo aos seres humanos, como aranhas, escorpiões, lacraias, roedores e caramujo africano.

 

A exposição sobre a dengue visa orientar sobre a forma de identificar risco de transmissão e fatores ambientais favoráveis à circulação do vírus da dengue, incorporando na população hábitos que se transformem em atitudes de prevenção da doença. Já a exposição de animais sinantrópicos vai orientar as pessoas sobre a prevenção e danos à saúde causados por eles.

 

Dia Nacional de Ação Voluntária

 

Este ano, o Dia Nacional de Ação Voluntária chega à sua 11ª edição. Alunos e professores da Fundação Bradesco, além de colaboradores e voluntários dos órgãos públicos, realizarão atividades e darão apoio à comunidade, fazendo doações e atividades em benefício de uma Instituição Social.

 

Haverá, durante todo o dia, medição de pressão arterial, exame de diabetes, orientações em saúde, a prática de esportes, shows e entretenimento para as crianças. O evento ocorre na Rua José Estevão Torquarto, nº 95, no bairro Jardim Vitória, das 10h às 16h.

 

Integrando o Direito à Cidadania

 

Atendendo à solicitação da Câmara de Vereadores de Cuiabá, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde levarão as orientações sobre a dengue e animais sinantrópicos à comunidade do bairro Dom Aquino. Também será feita a vacinação antirrábica de animais domésticos.

 

A 2ª Edição do Projeto Social Integrando o Direito da Cidadania será realizada no domingo (19), na Praça Gonçalo de Almeida Botelho, localizada na Rua Comendador Henrique, esquina com Rua Dom Bosco, das 08h às 12h, no Bairro Dom Aquino.