Saúde /

30 de Janeiro de 2012 17h06

Prefeitura irá intensificar trabalho de combate a dengue em Cuiabá

30/01/2012

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 3645-6054/8453-6


A prefeitura de Cuiabá irá, mais uma vez, intensificar o trabalho de combate a dengue no município. A cidade tem apresentado altos índices de infestação por larvas do mosquito Aedes aegypti, com grande risco de ocorrer uma epidemia da doença. O grande problema está nas caixas d’água ao nível do solo, que ficam sem cobertura e limpeza adequada e nos bolsões de lixo, onde se localizam os maiores índices de infestação do mosquito.

Nesta segunda-feira (30.01), os secretários municipais de Governo, Silvio Fidélis, Saúde, Lamartine Godoy, de Infraestrutura, Lécio Monteiro, e de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Eldo Gatass Orro, estiveram reunidos definindo as ações a serem desenvolvidas no combate a doença.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe) irá deslocar uma patrulha mecanizada especialmente para atuar na limpeza de terrenos baldios e locais que se transformam em bolsões de lixo. Cada patrulha mecanizada é composta por seis caminhões, duas pás-carregadeiras, uma motoniveladora e uma retroescavadeira.

A Seminfe também irá definir, junto aos presidentes de bairros, os locais onde será permitido à população deixar o lixo residencial, como sofás, geladeiras e etc. Nestes locais, a Seminfe recolherá o lixo constantemente. O objetivo é evitar que se formem bolsões de lixo, onde o Aedes aegypti se prolifera rapidamente.

Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários irá intensificar as notificações e multa dos terrenos que não forem limpos. Primeiro, os proprietários serão notificados, com um prazo de 15 dias para realizar a limpeza. Se a limpeza adequada não for realizada, o proprietário do terreno será multado. As multas podem ser consideradas leves, graves ou gravíssimas, com valores que vão de R$ 300,00 a R$ 2 milhões.

A Secretaria Municipal de Saúde continua com um intenso trabalho de visita as residências, comércios e locais públicos, com os agentes de combate a dengue fiscalizando, orientando e notificando os munícipes. A Secretaria também irá promover o bloqueio químico, com borrifação das áreas de risco.

Novamente, o secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, faz um apelo à população para que contribua no combate a dengue. “Pedimos a colaboração da população. O poder público tem que fazer a sua parte, mas a população também tem as suas obrigações. Manter as caixas d’água limpas e tampadas, jogar o lixo no local correto, não manter locais com água parada, ter cuidado com os pneus”.

Lamartine destaca que 58% dos casos identificados estão nas caixas d’água que ficam ao nível do solo e 22% nos bolsões de lixo.

 

Áreas de risco

O bairro com maior incidência do mosquito é o Dom Aquino, por onde as ações serão iniciadas na próxima semana.O Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) aponta que o bairro está com índice acima de 4%, que é considerado de risco (a tabela considera 0,99% como satisfatório e 1,0 a 3,99 como de alerta).

Outras áreas de alto risco são: Pedra 90 I, Shangrilá, São Gonçalo Beira Rio, Ribeirão do Lipa e grande CPA.

 

Casos

Na segunda semana do mês de janeiro, Cuiabá teve 60 casos notificados, sendo quatro confirmados.