Saúde /

09 de Outubro de 2013 16h42

Prefeitura inaugura plantão odontológico 24 horas no Pedra 90

09/10/2013

JC Patrício

A Prefeitura de Cuiabá inaugurou hoje (9) o Atendimento de Urgência Odontológica Ambulatorial da Policlínica “Anízio Sabo Mendes”, no bairro Pedra 90. Também foram implantados os serviços de odontologia básica nos Programas de Saúde da Família (PSF) 5 e 6 do mesmo bairro, que ficam em prédio anexo à policlínica.

De acordo com a coordenadora da Policlínica do Pedra 90, Consuelo Auxiliadora Martins,  a implantação do Plantão 24h foi resultado de uma soma de esforços entre o poder público municipal, que forneceu os equipamentos e equipe técnica, e a comunidade, que colaborou voluntariamente nos serviços e pintura e limpeza do local.

A estrutura do plantão de atendimento de urgência dispõe de uma cadeira odontológica, raio-x, compressor e bomba a vácuo para cirurgias. Oito dentistas irão se revezar em regime de plantão 24h, que irá funcionar todos os dias da semana, inclusive feriados.

O secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, destacou a importância dos investimentos e serviços que a policlínica passa a oferecer, além do apoio da comunidade do Pedra 90. “É isso que nos dá a certeza que o serviço aqui vai funcionar. De nada adianta ter um bom prefeito, um bom secretário, uma boa Câmara de Vereadores se não tem o envolvimento da comunidade e dos servidores. Se todos estão juntos, de mãos dadas, a saúde melhora”.

O Plantão 24h executará procedimentos para alívio da dor, controle de hemorragias e infecções da região buco-maxilar, atendimento dos traumatismos dento-alveolares, além de cirurgias dentais básicas, que formam o conjunto mais comum da demanda na área odontológica.

São consideradas situações de urgência as hemorragias dentais, abcessos, trismo (travamento da mandíbula), dor de origem bucal, pulpites (inflamação da polpa dentária) e necessidades estéticas em dentes anteriores.

O Plantão 24h tratará apenas dos casos que caracterizarem urgência. Os pacientes serão atendidos por ordem de chegada, sempre com prioridade para os casos mais graves. Os procedimentos de odontologia básica serão realizados nos PSFs 5 e 6, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.