Saúde / COMABTE À PANDEMIA

06 de Março de 2021 06h45

Prefeitura disponibiliza 21 unidades para realização de testes da Covid-19 mediante prescrição médica

06/03/2021

CELLY SILVA

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza às pessoas com sintomas leves de síndrome gripal 21 unidades da atenção primária que contam com exames para Covid-19, sejam eles o teste rápido (idealmente feito a partir de 10 dias do início dos sintomas) ou o exame RT-PCR (realizado com maior eficácia entre o 3º e o 5º dia de início dos sintomas). Para ter acesso a qualquer um desses exames, é preciso antes passar por consulta médica na própria unidade e ter o pedido do profissional de saúde.

Ao perceber sintomas gripais, como tosse, espirro, coriza, febre, dor de cabeça e no corpo, entre outros, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde (UBS, USF ou centro de saúde) mais próxima de sua casa. Lá, ela será acolhida pela equipe de saúde, passará por triagem, consulta e, havendo indicação médica de exame, ela terá acesso ao procedimento em uma das 21 unidades polo, mediante agendamento.

Teste Rápido

No caso do teste rápido, aquele que detecta se o organismo já teve contato com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), ele está disponível nas seguintes unidades: Centro de Referência Ana Poupina, USF Parque Ohara, USF Novo Terceiro, USF Despraiado I e II, centro de saúde Dom Aquino, centro de saúde Jardim Leblon, USF Pedregal I e II, USF Pedra 90 I e II, centro de saúde Parque Cuiabá, USF Santa Laura/Jardim Fortaleza, centro de saúde Tijucal, Clínica da Família do CPA 1, USF Três Barras, USF CPA 3, USF Nossa Senhora da Guia, USF Rio dos Peixes, USF Aguaçu e Projeto AMOR.

RT-PCR

No caso do exame RT-PCR, a coleta de material genético é feita em cinco unidades da atenção básica: Centro de Referência Ana Poupina, USF Bela Vista/Carumbé, UF Jardim Imperial, USF Parque Ohara e USF Ilza Picolli.

A distribuição por regiões da cidade desse tipo de exame é feita por conta das características técnicas que exigem uma logística específica, conforme explica a gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis, Flávia Guimarães. “Você faz a coleta do SWAB, esse material tem que ser mantido entre 2 e 8 graus de temperatura, ser encaminhado para o laboratório em tempo oportuno para que a gente não perca esse material e tenha depois um resultado falso negativo. Então, não está em todas as unidades de saúde por conta dessa logística”, afirma.

Kit Covid-19

Vale destacar que as unidades polo de atendimento de casos leves da Covid-19 também contam com a distribuição do Kit-Covid-19, mediante prescrição médica e com consentimento do paciente. Ambos os procedimentos – realização de teste e entrega do kit-Covid-19 – ocorrem após a consulta médica. É preciso passar pelo médico para que ele avalie de forma clínica os sintomas apresentados aliados a possíveis fatores de risco preexistentes que o paciente sofra.