Saúde /

20 de Agosto de 2012 08h00

Prefeitura de Cuiabá reinaugura sede do PSF do bairro Areão

20/08/2012

João Carlos Queiroz - Secom Cuiabá-3617-7377 / 846

Com as presenças do prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e do secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy Neto, foram entregues no último sábado (18), às 8h30m, à população de Cuiabá, as instalações reformadas da sede do PSF do Bairro Areão (Programa Saúde da Família). 

O prefeito Francisco Galindo ressaltou que o PSF Areão é uma das 21 unidades similares envolvidas no amplo projeto municipal de reformas no setor da Saúde em 2012, além de ampliações em mais 18 setores da área. A previsão é de que, até o dia 31 de dezembro, tudo esteja pronto, juntamente com outras melhorias voltadas para a melhor qualidade dos serviços que a Saúde vem recebendo na atual gestão.

Galindo aproveitou para agradecer o empenho coletivo e esforçado dos servidores do PSF Areão, iniciativa que considerou idealista de todos ali lotados. "Que este exemplo seja referência para outros setores públicos, não apenas da Saúde. Pois foi admirável constatar como todos se envolveram nesse projeto".

Ainda no seu pronunciamento, o prefeito destacou que a Saúde tem sido olhada com prioridade absoluta na sua gestão, juntamente com outras pastas de importância fundamental para o bem-estar da população da Capital. "Isso envolve áreas distintas, porém interligadas entre si, a exemplo de Infraestrutura, Educação, Esportes, Cultura e várias outras. Mas a Saúde deve ser prioridade em qualquer gestão. Daí os investimentos sequenciais que tem recebido, pois estamos focados em proporcionar humanização aos profissionais da Saúde e usuários do sistema público. Aí se incluem reformas nos PSF existentes, construção de novas unidades e UPAs, e melhorias aos que integram os quadros da Saúde, a exemplo da efetivação dos agentes comunitários, realizada recentemente. Uma luta que já se arrastava por mais de 15 anos, e que tivemos o prazer de tornar realidade".

Prestigiaram a entrega das obras os secretários de Comunicação Social, jornalista Flávio Garcia, de Esporte e Cidadania, João Bosco, Arlete Maria de Sá Lima, diretora de Atenção Primária da SMS, e o presidente da Associação de Moradores do Areão, Joacy Cruz, além de moradores da comunidade, em geral.

Vacinação

O PSF Areão 'Dr. Paulo Epaminondas' também sediou a abertura oficial da Campanha de Atualização da Caderneta Vacinal, do Ministério da Saúde, evento que prossegue até o dia 24 de agosto em toda a rede municipal e estadual de saúde, voltado a crianças menores de cinco anos. A Pentavalente (imuniza contra várias doenças) e a Inatividada Poliomielite se integram ao quadro vacinal. Dezenas de moradores das proximidades levaram suas crianças ao PSF Areão. Depois de vacinadas, elas se divertiram com a apresentação do grupo de artistas "Anjos da Enfermagem".