Saúde /

05 de Março de 2013 14h53

Prefeitura dá início à Campanha contra hanseníase e verminoses

05/03/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá


A Prefeitura de Cuiabá vai participar da Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases (verminoses), que faz parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde. As atividades serão desenvolvidas nas escolas públicas municipais e estaduais da cidade, com crianças entre 05 e 14 anos.
 

A meta é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em 100% dos estudantes (população alvo); tratar 90% das crianças e jovens para geohelmintíases; e realizar 100% do tratamento dos casos positivos para hanseníase, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. 

No caso da campanha para Geohelmintíases, os alunos da rede pública de Ensino Fundamental são considerados os mais vulneráveis a essas doenças. Tendo em vista também que Cuiabá é hiperendêmico para Hanseníase, e havendo vários casos notificados em crianças, faz-se necessário uma intensificação na investigação dessas crianças. 

A campanha tem ainda o objetivo de reduzir a carga dos geohelmintos (parasitas intestinais conhecidos como “lombrigas”, que causam anemia, dor abdominal e diarreia), que podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança. Para hanseníase, será feita a identificação de novos casos o mais precocemente possível e disponibilizar tratamento e acompanhamento adequado e necessário para prevenção de incapacidades. 

Tratamento 

Para o tratamento da geohelmintíases, o Governo Federal disponibilizou para o município Albendazol de 400mg, que será administrado em dose única, mediante um termo de autorização assinado pelos seus responsáveis, que será disponibilizado pelas escolas/alunos com antecedência ao evento. 

A distribuição dessa medicação será realizada nas escolas conforme a seguinte tabela:

 

REGIÃO

PERÍODO

ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS

OESTE

11 A 15/03/2013

31 ESCOLAS

SUL

18 A 22/03/2013

45 ESCOLAS

NORTE

25 A 28/03/2013

27 ESCOLAS

LESTE

01 A 05/04/2013

48 ESCOLAS

RURAL

10 A 13/04/2013

PSF: Rio dos Peixes; Aguaçu e Guia


As Unidades Básicas de Saúde são as responsáveis pelo armazenamento e distribuição dos mesmos conforme o número de alunos de cada escola na sua área de abrangência.
 

Para a Hanseníase serão encaminhadas e distribuídas Fichas de Auto Imagem, que serão enviadas aos pais através da escola/alunos, os quais deverão inspecionar seus filhos e marcar na imagem a existência de alguma mancha. 

A partir da avaliação das fichas, sendo detectadas informações positivas com presença de manchas, as crianças e seus responsáveis serão encaminhados para a Unidade Básica de Saúde da sua área adstrita para consulta e possíveis encaminhamentos.