Saúde /

19 de Outubro de 2012 15h02

Prefeito Francisco Galindo e secretário Huark Correia inauguram Centro de Atenção Psicossocial

19/10/2012

Assessoria SMS/Cuiabá

Nesta terça-feira (23-10), às 9 horas, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e o secretário de Saúde do município, Huark Douglas Correia, inaugurarão o Caps AD III Adolescer (Centro de Atenção Psicossocial: Álcool e Drogas) "Maria José da Silva Rado", situado na Rua Romênia, esquina com Rua Dinamarca, Jardim Europa (ao lado do Posto Policial Comunitário).

A exemplo das demais unidades já existentes, este novo CAPS oferecerá tratamento diário e continuado para crianças e adolescentes e respectivos familiares. Que abrange problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas em diferentes níveis de cuidado, ou seja: intensivo (diariamente), semi-intensivo (2 a 3 vezes por semana) e não intensivo (até 3 vezes por mês).

Segundo a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Karine Nicolau Wlasenko, "trata-se de um serviço ambulatorial territorializado que integra uma rede de atenção em substituição à internação psiquiátrica, e que tem como princípio a reinserção social". O Caps a ser inaugurado realizará ações de assistência (médica, psicológica, social, além de oficinas terapêuticas e atenção aos familiares), de prevenção e de capacitação de profissionais.

"É importante ressaltar que o Caps AD III não é uma unidade de internação, embora conte com leitos de observação para casos de menor gravidade. Os casos graves serão encaminhados à rede pública de Saúde, a exemplo do Pronto-Socorro, policlínicas e hospitais conveniados da Capital. Em resumo, será um serviço aberto, tampouco implica em qualquer procedimento compulsório ou contra a vontade do paciente", explicou Karine.

A nova unidade contará ainda com uma equipe de saúde multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educador físico e agente de ação social, técnicos de enfermagem e agentes administrativos. Os encaminhamentos poderão ser realizados por outras unidades de saúde e também por demanda espontânea.

Sobre a homenageada Maria José da Silva Rado

Psicóloga formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foi co-fundadora, conselheira e presidente do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso. Organizou a discussão e a elaboração da Política Municipal de Saúde Mental, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde em 1995.

Como conselheira municipal e estadual de Saúde, elegeu a luta antimanicomial à sua luta política na década de 1990, propondo tanto para sua categoria profissional quanto para os trabalhadores de Saúde Mental, de modo geral, uma discussão ampliada das práticas profissionais de cuidado às pessoas com transtorno mental severo.

Como pesquisadora, concluiu que a medida de internação psiquiátrica, como principal procedimento para o tratamento e cuidados em Saúde Mental, não se mostrava eficiente, além de extremamente onerosa aos cofres públicos, especialmente quando terceirizada.

 

Falecida em 1997, Maria José da Silva Rado deixou como legado o avanço das práticas e a redefinição das políticas de Saúde Mental no município de Cuiabá no atendimento a uma população historicamente discriminada, excluída e alijada de seus direitos como cidadãos. Zezé, como era carinhosamente chamada, cumpriu sua jornada de vida atuando como desbravadora e pioneira.

A homenagem prestada pela Secretaria Municipal de Saúde, conferindo seu nome ao CAPS AD ADOLESCER, a primeira unidade de saúde dessa natureza no Estado de Mato Grosso, está fundamentada na inspiração e no exemplo que Zezé nos deixou em vida e sua convicção de que os desafios na Saúde podem e devem ser superados com determinação e coragem.