/

12 de Maio de 2011 12h45

Prefeito Chico Galindo visita "obras de reforma" da área verde do Pronto Socorro

12/05/2011

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

O Prefeito Chico Galindo, o secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry e o secretário de saúde de Cuiabá, Antonio Pires Barbosa, visitou hoje (12/05) as obras de reforma e reestruturação do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC).

A reforma do subsolo irá garantir o aumento da capacidade de atendimento da população cuiabana. Serão aproximadamente 90 leitos, sendo cerca de 50 cadeiras de repouso e observação e 42 camas. Além disto serão entregues mais 03 consultórios médicos, 02 ambulatórios, 01 banco de sangue, enfermarias, banheiros e salas de repouso para os médicos e enfermeiros.

Antes de passar pela reforma, o local abrigava o Box de emergência e grande parte do espaço era ocupado por um largo corredor de entrada que dava acesso aos veículos oficiais e ambulâncias. Dentro da unidade existiam três enfermarias e mais três salas de observação dos pacientes, bem como dois banheiros.

O espaço foi totalmente aproveitado, serão
1.740 m2 de área construída em uma obra orçada em R$ 1, 5 milhões. A empreiteira responsável pela obra é a Construtora e Incorporação IVY. Segundo o diretor da construtora, Izidoro Villar a obra foi construída em quatro meses.

Pronto Socorro em reforma

A primeira reforma histórica do Pronto Socorro de Cuiabá foi entregue à população em 2009 e contemplou todo o primeiro piso da unidade. Foram feito tanto a reforma estrutural como aquisição de novos equipamentos, o local funciona hoje como Box de emergência. Agora, dois anos depois da primeira grande reforma, o Prefeito Chico Galindo irá entregar a segunda maior reforma do local. Antes destas duas reformas somente eram feitos restaurações e pinturas no local. 

Outras ações de Infra-Estrutura física e de suporte

Como parte do novo plano diretor de ocupação dos serviços do HPSMC, a Prefeitura Municipal de Cuiabá promoverá a completa reforma do 3º andar do Hospital, onde estão situadas as  UTi´s pediátrica e neonatal e a Unidade de Pediatria. Para tanto, a Secretaria contratou leitos especializados na rede privada e procedeu à interdição técnica das unidades do andar. A previsão de conclusão desta obra é de 120 dias após o seu início. Outra iniciativa é a construção de uma nova grande unidade de internação no piso superior que disporá de 60 novos leitos de internação para adultos, ampliando a capacidade do HPSMC dos atuais 172 leitos ativos em mais 35%.

 

Mais informações:
3617-7379.