Praticas Integrativas

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é o termo criado no Brasil para as chamadas, em outros países, Medicina Tradicional (MT), Medicina Alternativa e Complementar (MAC) e Medicina Integrativa (MI). Saõ tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. 

 

Nas últimas décadas, a sua implementação têm sido incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os benefícios no cuidado relativos às Práticas Integrativas alcançam pessoas nos diversos ciclos de vida, na promoção, prevenção e tratamento dos principais agravos, com recursos tecnológicos simplificados, humanização do atendimento e com potencial para lidar com conflitos complexos, por atuar no eixo bio-psico-social.

 

A ampliação dos serviços das Práticas Integrativas no SUS é atualmente, uma realidade em todas as regiões do Brasil, em função de persistência de muitos profissionais culminando na aprovação, em 03/05/2013, da Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares do SUS pelo Ministério da Saúde, uma vez que seus resultados vêm contribuindo para os avanços institucionais e promovendo a defesa da vida.

 

Em Cuiabá, a Unidade de Práticas Integrativas e Complementares funciona no Horto Florestal Tote Garcia, voltada inicialmente para atender aos servidores públicos, em especial os trabalhadores da saúde, já começa a atender pacientes encaminhados pela Rede Pública de Saúde de Cuiabá.

 

Endereço:

Horto Florestal Toti Garcia

Rua Miguel Arraes  s/n  – Coxipó da Ponte

Fone: 3665-2420

email: unidadepics@cuiaba.mt.gov.br

 

Na Atenção Primária, Cuiabá conta com um ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Centro de Saúde do Grande Terceiro, que oferece tratamentos como Acupuntura, Aromaterapia, Auriculoterapia, Chi Kung, Cromoterapia, Imposição De Mãos (Reiki), Massoterapia, Terapia Com Florais.

Além disso, outras unidades básicas de saúde também contam com profissionais que oferecem algum tipo de PICS. são elas: PSF Novo Paraíso II, PSF Paiaguás, PSF Pico do Amor, USF Areão, PSF Jardim Leblon, PSF Dr. Fábio II, PSF Novo Terceiro, PSF Canjica/Terra Nova, PSF Jardim Imperial, PSF Renascer, PSF Bela Vista, PSD Despraiado, PSF Pedregal.

Importante lembrar que, devido à situação de pandemia da covid-19, as atividades podem estar temporariamente suspenas.