Saúde /

08 de Outubro de 2013 17h02

Policlínica do bairro Pedra 90 terá plantão odontológico 24 horas

08/10/2013

J C Patrício

O secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, inaugura nesta quarta-feira (09), às 8h30, o Atendimento de Urgência Odontológica Ambulatorial e Plantão 24 horas na Policlínica do bairro Pedra 90. O atendimento básico também será reforçado com a implantação de duas equipes de saúde bucal para atender nos PSFs 5 e 6 do mesmo bairro.

O Plantão 24 horas executará procedimentos para alívio da dor, controle de hemorragias e infecções da região buco-maxilar, atendimento dos traumatismos dento-alveolares, além de cirurgias dentais básicas, que formam o conjunto mais comum da procura por atendimento odontológico.

São consideradas situações de urgência as hemorragias dentais, abcessos, trismo (travamento da mandíbula), dor de origem bucal, pulpites (inflamação da polpa dentária) e necessidades estéticas em dentes anteriores.

O serviço será realizado por oito profissionais em sistema de revezamento durante 24 horas todos os dias da semana, inclusive feriados. Os pacientes serão atendidos por ordem de chegada, sempre com prioridade para os casos mais graves.

Com o plantão odontológico da Policlínica do bairro Pedra 90, a Prefeitura Municipal amplia a cobertura da saúde bucal em Cuiabá, uma vez que as policlínicas do Verdão, Coxipó e UPA Morada do Ouro já dispõem desses serviços.

Atualmente Cuiabá dispõe de 10 clínicas odontológicas e de quatro centros de especialidades odontológicas distribuídos pelos quatro distritos regionais. A Secretaria Municipal de Saúde mantém ainda serviços na zona rural, com consultórios nos distritos da Guia, Aguaçu e Sucuri, além do atendimento a soropositivos no SAE (Serviço de Atenção Especializado) e de cirurgias