/

07 de Outubro de 2010 16h00

Planejamento Familiar atende cinco Policlínicas de Cuiabá

07/10/2010

Larissa Malheiros-Assessoria/HSPMC

A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), através da Atenção Secundária, realiza mensalmente um encontro entre profissionais multidisciplinares e a comunidade em cinco Policlínicas de Cuiabá. Tal reunião visa orientar a população sobre como planejar seus filhos usando métodos contraceptivos, além de esclarecer dúvidas relacionadas ao tema Planejamento Familiar.

 

A equipe é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais e as unidades recebem de 20 a 30 pessoas por encontro. Entre os assuntos levantados e esclarecidos em palestra, constam medidas preventivas como o uso do preservativo, anticoncepcional oral ou injetável, o Dispositivo Intra-Uterino - DIU, a laqueadura e  a vasectomia.

 

Depois de conhecerem os métodos, os interessados em algum procedimento são encaminhados ao atendimento específico de acordo com o método preventivo que escolher, como explica uma das responsáveis pelo programa, da Atenção Secundária, Suzana Gutierrez. “Após a avaliação, a pessoa pode escolher o melhor método dentre os temas abordados. Em seguida, nós a encaminhamos a um Hospital de Referência ou para a própria Policlínica, dependendo do procedimento médico escolhido,” frisou.

 

Suzana Gutiérrez também explicou que todo procedimento médico necessário é realizado pelo SUS. “Alerto os interessados para a gratuidade do atendimento, o que permite a todos os interessados realizarem um planejamento para terem seus filhos de forma consciente, ”afirmou. A única Policlínica que não possui este atendimento é a do Bairro Pedra 90, porque ainda não possui ambulatório.

 

Segundo Sandra de Morais, também da Atenção Secundária, outra novidade é que além do Planejamento Familiar, o encontro aborda assuntos preocupantes e atuais discutidos atualmente pela sociedade. “No momento acontecem várias especulações que sobre temas que preocupam a população, tais como o câncer de mama, da próstata, como evitar e qual é o tratamento, entre outros,” explicou.

 

Ela afirmou que “toda comunidade pode participar desses encontros e esclarecer quaisquer dúvidas durante as palestras. É importante que as pessoas saibam como podem se prevenir, como buscar ajuda e qual é a solução mais indicada para o seu problema”, destacou.

 

Os interessados devem procurar a unidade e se inscrever para participar do encontro.