Saúde /

16 de Março de 2011 11h00

Pesquisa aponta 6,8% de infestação da dengue em Cuiabá

16/03/2011

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

A equipe da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa) divulgou, nesta quarta-feira (16-02), o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti - Lira de Cuiabá, cuja média apontou um índice de 6,8%. Segundo informações de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, este índice é considerado de alto risco de proliferação, em relação ao percentual de 1% considerado ideal pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o estudo, a maior frequência de criadouros do mosquito (50,3%) encontra-se em depósitos ao nível do solo dentro das próprias residências. O índice apontou ainda que 28,8% dos criadouros encontram-se nos lixos e outros resíduos sólidos, enquanto que outros 10,5% estão em depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros em desuso, etc.).

E outros índices menores apontaram que os criadouros estão localizados em pneus e outros materiais rodantes, em depósitos naturais (buracos em árvores, bromélias, etc.) e em depósitos fixos (calhas, lajes, ralos, sanitários em desuso, etc.).

Os bairros que apresentaram menores índices de infestação estão na região norte com um índice de 2,6%, como é o caso dos bairros Novo Paraíso I, CPAI, Centro América, Morado do ouro Norte e Tancredo Neves.Os maiores índices do Lira, com a média de 14, 4% estão nos bairros da região sul como Parque Nova Esperança, Loteamento Jd São Paulo e Pedra 90 II etapa.

 

Mais informações:
3617-7379.