Saúde / PREVENÇÃO

01 de Fevereiro de 2021 10h33

Para evitar contágio, visitas a pacientes internados em UPA’s e policlínicas seguem temporariamente suspensas

01/02/2021

CELLY SILVA

Assessoria SMS

Arquivo

Com o objetivo de evitar aglomeração e contágio pelo coronavírus, causador da Covid-19, não estão sendo permitidos acompanhantes e visitantes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Policlínicas de Cuiabá, exceto quando se tratar de menor de idade até 14 anos e idoso a partir de 60 anos de idade. 

Para manter a família informada sobre a situação do paciente internado, cada unidade emitirá um boletim médico ao final da tarde e o assistente social da unidade entrará em contato com um membro da família, através de ligação telefônica ou outros meios digitais com segurança dos dados. 

As medidas já vinahm sendo praticadas desde o início da pandemia e foram reforçadas por meio de um ofício circular assinado pelo coordenador técnico de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Rubens Dias da Silva, no último dia 28 de janeiro. “Devido a essa pandemia de Covid-19, nós tomamos essa atitude de não deixar ficar acompanhantes nas UPA’s e Policlínicas. Às 16 horas vai ter um boletim. Vamos anotar o telefone de uma pessoa mais próxima ao paciente que estiver internado e vamos estar ligando e informando sobre o quadro da pessoa”, explica Rubens. 

Segundo ele, além de resguardar a saúde das pessoas que transitam pelas unidades de saúde, que são locais propícios à exposição a microorganismos, a suspensão das visitas e presença de acompanhantes também visa proteger os trabalhadores da saúde, que ficam maior parte do tempo no local. No entanto, Rubens destaca que as famílias dos pacientes podem ficar tranquilas quanto ao cuidado e à comunicação sobre o tratamento recebido pelo ente querido, pois serão contactados diariamente, sem necessidade de ter que ir até o local. “É uma forma de dar um atendimento mais humanizado tanto para o paciente, quanto para o parente que está com o paciente internado. Fica mais humano e a gente evita aglomeração, evita as pessoas estarem indo lá e tentar diminuir a infecção”, ressalta o coordenador.