Saúde /

20 de Dezembro de 2013 14h59

Papai Noel percorre unidades de saúde de Cuiabá

20/12/2013

JC Patrício


A visita do Papai Noel levou alegria e descontração aos usuários e servidores da UPA Morada do Ouro, Clínica da Família do CPA I e aos pacientes da saúde mental assistidos nas seis casas terapêuticas mantidas pela Prefeitura de Cuiabá na manhã desta sexta-feira (20).

Caracterizados como Papai Noel e Mamãe Noel, o diretor administrativo da UPA, Samir Katumata, e a funcionária da Coordenação de Saúde Mental da secretaria, Natália Silva Nunes, percorreram as unidades distribuindo balas e pirulitos e desejando boas festas aos pacientes, em nome do prefeito Mauro Mendes e do secretário de Saúde, Kamil Fares.

O vendedor José Paulo da Silva, que aguardava atendimento médico na UPA, gostou da visita do Papai Noel. “Quando a gente procura atendimento médico é porque não está bem. Mas é na hora do sofrimento que a gente aprende a valorizar gestos simples como esses, que trazem um pouco mais de alegria pra gente. Achei legal”, disse.

As crianças, como sempre, foram as que mais se encantaram com a surpresa. Na Clínica da Família, mesmo as mais abatidas não se recusavam a dar um sorriso para ganhar mais um pirulito. No colo da mãe, a pequena Priscila, de três anos, encheu as mãozinhas de balas e disse ao Papai Noel que ia ganhar uma boneca “que fala” de presente de Natal.

Na Paróquia Coração Imaculado de Maria, no CPA IV, cerca de 50 pacientes das casas terapêuticas e seus familiares receberam o Papai e a Mamãe Noel para um almoço de confraternização. Depois, cada um deles recebeu um presente de natal.

Várias outras unidades de saúde, como o CEM (C entro de Especialidades Médicas) e  o SAE (Serviço de Atenção Especializada) também fizeram festa de confraternização junto com os pacientes. De acordo com o diretor de Atenção Secundária da SMS, Daoud Abdallah, além de alegria e descontração, a iniciativa teve como objetivo promover a integração entre funcionários da SMS e os usuários do SUS.