Saúde / VACINA CUIABÁ

17 de Abril de 2021 06h10

Pacientes renais relatam alegria em receber vacina contra a covid1-19

17/04/2021

CELLY SILVA

Davi Valle

Arquivo

“Quando falaram que iria ter vacina aqui, eu falei: Não acredito! Só acredito vendo! Pra mim, foi meu presente de aniversário! Até chorei por dentro, agradeci a Deus porque é muito sofrido, só quem passa por essa doença é quem sabe. Na hora que me vacinei, eu nem acreditei! Fiquei olhando pro meu braço sem acreditar. Estou muito feliz e agradecida por terem vindo aqui fazer essa grande ação pra gente porque isso é vida!”. Essas foram as palavras de Izamar Martins, que há 9 anos se mudou de São José do Xingu para Cuiabá para fazer tratamento renal e, na manhã desta sexta-feira (16), recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, na clínica onde faz hemodiálise. 

Ela e outros 38 pacientes renais da Clinemat foram atendidos somente no período da manhã. Em outras clínicas de hemodiálise, outros pacientes também estão sendo vacinados nesta sexta-feira (16), com previsão de atender 600 pessoas. 

“A medida que nós formos recebendo mais vacinas (e isso depende do Ministério da Saúde e do governo do Estado), vamos acelerar e ampliar o grupo de vacinados. Vamos dar sequência e cumprir à risca a vacinação dos idosos, mas, paralelamente à vacinação dos idosos, vamos começar a vacinar quem mais precisa, que é o grupo de comorbidades. Eles precisam ser tratados com esse espírito de solidariedade, de apoio e de sensibilidade por parte da gestão. E é isso o que nós vamos fazer à medida que cheguem vacinas", disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Stefani Souza Lopes de Amorim, 31, há 7 anos faz tratamento para insuficiência renal conta que com a vacinação contra a covid-19, está se sentindo mais segura e protegida. “A gente já tem imunidade baixa, já tem uma doença, então estava ansiosa por essa vacina. Faço tratamento renal há 7 anos e também tenho deficiência visual, então é mais difícil”. A paciente conta que ficou feliz em dobro porque, além da facilidade em receber a vacina no próprio local onde já faz acompanhamento médico a mãe dela, de 70 anos, foi vacinada no mesmo dia, pelo grupo dos idosos. “Foi muito legal! Estou muito feliz”. 

Dona Jovelina da Silva Lima, 67 anos, há mais de um ano veio do Pará com o esposo para cuidar da saúde e estava preocupada por ser do grupo de risco duas vezes, por ser idosa e ter insuficiência renal. “Estava esperando há muito tempo por essa vacina. Agora estou me sentindo bem, foi bom a vacina ter vindo aqui”, disse.

Satisfação em cuidar

Para a enfermeira nefrologista Damiana Aparecida da Silva Alves, que tem 24 anos de carreira na mesma clínica e tem pacientes que acompanha há 20 anos, vaciná-los após um ano marcado pelo medo da covid-19 foi gratificante. “Você acaba convivendo tanto com o paciente que você conhece a família, os filhos, os netos. Eles têm meu telefone pessoal... Então, você cria um vínculo! Não é um paciente, eles nos adotam como membro da família. Eles estavam muito ansiosos porque a população renal é muito afetada e houve muitas perdas por conta desse vírus. Agora estamos participando desse momento e é gratificante duas vezes, como profissional e como pessoa, ver que eles têm uma chance a mais de não ter uma gravidade por conta da covid”, relatou.

Muito emocionada por contribuir no atendimento desses pacientes, a secretária Ariane Buttarelli elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levar a campanha Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar até a clínica onde os pacientes são tratados. “Tem muitos que não sabem ler e escrever, muitos idosos que não têm celular com acesso à internet, outros que moram no meio do mato e teriam dificuldade em buscar a vacina. Isso chega a ser emocionante! Eu mesma cheguei a chorar de ver os pacientes sendo vacinados aqui. Isso é uma bênção!”.