/

21 de Fevereiro de 2011 17h32

Núcleo Epidemiológico do HPSMC tem plano de ação para 2011

21/02/2011

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/HPSMC

O Núcleo de Epidemiologia do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) participou na manhã desta segunda-feira (21-02), no auditório do Cuiabá Prev, de reunião com Diretoria e Vigilância em Saúde e Ambiente (Divisa). O encontro teve como objetivo implantar um plano de ação, cuja finalidade é fortalecer as atribuições do setor e as atividades já exercidas pelo núcleo.

O núcleo, que é responsável pela vigilância Epidemiológica Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Centro de Informação Anti-veneno (Ciave), vai passar por readequações para melhorar a qualidade das notificações e investigações, nos casos de violência sexual, acidente de trabalho, a portaria 104 ( notificação imediata das doenças de notificações compulsórias – especial dengue/período de 24 horas), além de outras notificações que serão inseridas neste processo.

De acordo com o diretor do hospital, Jair Gimenes Marra, o núcleo é de extrema importância para a unidade. Ele destacou que além de fazer as notificações, o setor traça o perfil epidemiológico. “O núcleo faz o levantamento dos casos e notifica, traçando um perfil, enviando-os posteriormente para o sistema de saúde, que através dos dados realiza ações direcionadas aos agravos”, completou o diretor.