Saúde /

09 de Janeiro de 2014 17h10

Novo secretário de Saúde assume com foco na atenção básica

09/01/2014

Carol Sanford

O prefeito Mauro Mendes empossou hoje (09) o novo secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Silva Peres, que assume o lugar de Kamil Hussein Fares. Durante a cerimônia, os gestores falaram da importância da Atenção Básica na Saúde, que deve ser priorizada, já que é a grande demanda da sociedade.

Mauro Mendes destacou as necessidades frente à Pasta que o secretário deverá enfrentar. “Teremos que ser firmes e corajosos para fazer alguns enfrentamentos diante das enormes demandas e necessidades do setor. Temos que perseguir a meta continuar melhorando a realidade da saúde em Cuiabá”, disse.

O novo secretário agradeceu a confiança e admitiu ser uma grande responsabilidade e honra assumir o cargo. Também afirmou ser um grande desafio “caminhar contra a doença” e garantir o bom atendimento à população, referindo-se, principalmente, à Atenção Básica, setor da saúde no qual a prevenção de doenças é priorizada.

“Eu já senti a dor que o cidadão sente e, enquanto houver alguém sofrendo, também vou sofrer. Meu trabalho é servir à população, é o que sei fazer, que sempre fiz como servidor da saúde e que farei como gestor da Secretaria de Saúde”, exclamou Peres.

Durante a cerimônia de posse, o ex-secretário Kamil Fares agradeceu pelo tempo à frente da Secretaria e disse acreditar que Peres colherá bons frutos em sua gestão. “Peres tem uma postura de pessoa que se dedica ao que faz, é inteligente e persistente. Terá um caminho brilhante e colherá muitos frutos”, disse.

Também participaram da cerimônia secretários municipais, servidores da Secretaria de Saúde, o senador Pedro Taques, o deputado estadual Emanuel Pinheiro e o vereador Adevair Cabral.

Werley Silva Peres tem 38 anos, é casado e pai de um menino. Natural de Uruaçú (GO), formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso, em 2005. Desde então, sempre atuou pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É servidor de carreira da Prefeitura de Cuiabá, atuando desde 2005 no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Novo Paraíso.

“Sou o primeiro egresso em Medicina pela UFMT e servidor de carreira a assumir a gestão da Saúde na Capital”, destacou o secretário.

Foi vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Alto Garças, no início de 2005; diretor-clínico do Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, nos anos de 2007 e 2008; e foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Cuiabá, em 2013.

Ele é pós-graduado em Psiquiatria, também pela UFMT, universidade da qual foi preceptor do curso de Medicina de 2008 a 2012.

Peres dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo ex-secretário Kamil Fares, que pediu demissão do cargo no início da semana, por motivos pessoais.

Durante a gestão de Kamil, várias melhorias foram feitas no setor da saúde: houve aumento de 48 para 130 médicos, disponibilizados nas policlínicas, inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, redução do tempo de espera por cirurgias eletivas (de 314 para 45 dias), além da implementação da Atenção em Saúde Bucal e reativação da Clínica Odontológica do Verdão, entre outras medidas.