Saúde / Combate

04 de Setembro de 2014 17h17

Notificações de dengue em Cuiabá caíram 64% em 2014

04/09/2014

DANIELE DANCHURA

Ilustração

O número de notificações de casos de Dengue em Cuiabá teve uma redução drástica em 2014 se comparado com os dados do ano anterior. De janeiro a agosto de 2013 foram notificados 3.140 casos, sendo confirmados 2.686. Já este ano, no mesmo período, foram registradas 1.126 notificações com 647 confirmações, numa redução de 64% dos casos.

Os dados são do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar da redução do número de notificações, o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres, alertou para a importância da população continuar mantendo os cuidados para evitar o procriação do mosquito.

"Principalmente agora que já começaram as chuvas novamente. A população tem que continuar atenta à limpeza dos quintais, dos vasos de plantas e das caixas d'água. Também precisamos que os moradores continuem colaborando deixando que o agente de endemias entre em sua casa, em seu quintal, para que ele realize o trabalho que é necessário, verificando os reservatórios de água, principalmente os de solo", completou. 

Peres também ressaltou a importância da população procurar as unidades de saúde, tanto pública quanto particular, quando tiverem suspeita de estarem com Dengue. "Muitas pessoas não procuram a unidade de saúde e preferem se tratar em casa, mas é importante que eles buscam auxílio médico, tanto para não correr o risco de agravamento da doença quanto para que possamos notificar todos os casos", afirmou.

Os bairros com maior número de notificações são Pedra 90, Santa Isabel, Tijucal, Parque Atalaia, Dom Aquino, Parque Cuiabá, Jardim Vitória, Jardim Industriário, Doutor Fábio, Alvorada e Cidade Verde. Para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue quando infectado, a Coordenadoria de Controle de Zoonoses realiza visitas de casa em casa por meio dos agentes de endemias, faz o cadastramento de terrenos e casas abandonadas, e também de praças, e visita de 15 em 15 dias pontos considerados estratégicos para a procriação do mosquito, como ferro-velhos, borracharias, depósitos.

Em caso de confirmação de casos, é realizado o bloqueio nas proximidades da residência do cidadão contaminado. Em casos graves, de terrenos baldios e casas abandonadas, a CCZ pode acionar o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e também o Ministério Público Estadual.