Saúde /

23 de Fevereiro de 2011 10h48

Mutirão contra a dengue chega aos bairros da Regional Leste

23/02/2011

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Uma grande mobilização será realizada nos bairros São Mateus, Praeirinho, Bela Marina e Jardim Paulista, em período integral, com a previsão de que sejam visitados cerca de 3.500 imóveis durante a duração do mutirão. Esta é a programação que os agentes de Prevenção e Controle da Dengue da Secretaria de Saúde de Cuiabá cumprirão amanhã (24-02), em continuidade à campanha permanente de combate à dengue que a secretaria Municipal de Saúde desenvolve em Cuiabá.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro, vai acompanhar o trabalho dos agentes durante o mutirão. Outros secretários que fazem parte do staff municipal também deverão participar da mobilização.

São várias as ações previstas no mutirão, tais como: visita domiciliar, tratamento de 100% dos reservatórios, investigação e notificação de casos suspeitos de dengue e a pulverização com bomba costal motorizada em imóveis residenciais e comerciais onde for constatada a presença de criadouros do mosquito.

Serão mobilizados para esta ação 80 agentes de endemia. Conforme o diretor da Vigilância a Saúde e Ambiente (Divisa), Benedito Oscar Campos, o trabalho de controle de endemias vem sendo monitorado pelo município, o que permite traçar pontos de visitas mais adequados.

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRA) divulgado em janeiro/2011 apresentou o índice de 12,4% de infestação na cidade. O índice considerado como ideal pelo Ministério da Saúde é de 1%.

 

Mais informações:
3617-7379.