Saúde / SAÚDE

28 de Março de 2014 17h54

Multiação da Saúde atendeu 130 idosos do Abrigo Bom Jesus em Cuiabá

28/03/2014

DANIELE DANCHURA

Cento e trinta idosos alojados no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá foram atendidos durante toda a manhã desta sexta-feira (28) pela equipe multidisciplinar do Mutiação da Saúde, iniciativa da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. O evento foi realizado em parceria com a faculdade Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC) e com o apoio da equipe de médicos do Programa da Saúde da Família (PSF), internos e enfermeiros da Clínica da Família.

Todos os idosos passaram exames de glicemia, aferição de pressão, orientações odontológicas, e exames de tuberculose e hanseníase, além da consulta médica. Eles também receberam um kit de higiene bucal  e caderneta de saúde do idoso. Nenhum idoso foi diagnosticado com tuberculose ou hanseníase.

A responsável técnica pelo Programa de Combate a Tuberculose em Cuiabá, Frances Olívia de Arruda Loiola, explicou que a Atenção Básica de Saúde sempre realiza eventos como esse, principalmente para levar serviços de saúde nos locais onde há dificuldade de logística e acesso aos PSFs, como é o caso do Abrigo Bom Jesus. "Sempre realizamos ações desse tipo pois sabemos da importância da prevenção das doenças, mas precisamos também sensibilizar a população sobre essa importância", ressaltou.

Para o fisioterapeuta que trabalha no Abrigo Bom Jesus, Paulo Henrique Oliveira, a ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde é "fantástica, porque atinge um grande número de pessoas num único evento e aproxima a instituição dos serviços de saúde, facilitando o atendimento dos idosos. Pois, se fossemos realizar este atendimento fora do abrigo teríamos que fazer o agendamento na rede, teríamos a logística de transporte, sendo que temos 35 idosos que são dependentes e precisam de auxílio para locomoção. Essa ação diminui a mão de obra e traz qualidade de vida e eles se sentem valorizados, acolhidos", completou.

O professor da faculdade de Enfermagem do ICEC, José Paulino de Oliveira, que coordenou o s alunos durante o Multiação da Saúde, enfatizou a importância da participação dos estudantes na ação para fomentar a responsabilidade nas ações preventivas na atenção básica de saúde. "Essas ações são de grande valia e precisam acontecer cada vez mais, pois favorece a população e desperta o senso crítico dos estudantes também",conclui.