Saúde /

19 de Outubro de 2010 09h00

Mulheres acima dos 40 anos devem ter acompanhamento ginecológico

19/10/2010

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa/SMS

A Secretaria de Saúde de Cuiabá – SMS alerta as mulheres com idade acima de 40 anos, para que realizem o acompanhamento ginecológico no período do climatério, que começa nesta faixa etária e chega ao fim quando começa a menopausa. O aviso foi feito na última segunda-feira (18-10), data alusiva ao Dia Mundial da Menopausa.

O atendimento ginecológico está disponível
em cinco Policlínicas da Capital, exceto na Policlínica do Pedra Noventa, que não tem ambulatório. Os Centro de Saúde (CS) também disponibilizam profissionais para consultas, tratamento e acompanhamento das mulheres que enfrentam problemas relacionados ao climatério.Quando há necessidade de especialista, a paciente é encaminhada para um Hospital Referência.

O período do climatério é a época que antecede a menopausa. Neste período, o acompanhamento médico é aconselhado para ajudar a mulher a lidar com as alterações hormonais como ondas de calor, suores noturnos, insônia, perda da libido, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e da memória.

Segundo a especialista Zuleide Cabral, o acompanhamento com o ginecologista deve ser realizado desde a primeira menstruação, que ocorre geralmente na adolescência. Ela destaca que é fundamental estabelecer uma rotina do tratamento ginecológico. “Ir ao ginecologista tem que ser uma situação natural da mulher. Buscar pelo tratamento ou avaliação contínua é necessário para se evitar transtornos no período climatério,” falou a médica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 2030 mais de 1 bilhão de mulheres estarão nesse período, um número três vezes maior do que em 1990.

Somente no Brasil são mais de 13,5 milhões que passam pelo período do climatério, e é por isso que há muito tempo a menopausa deixou de ser vista como uma doença, mesmo porque o número de mulheres que chegam e superam bem esse período aumentou consideravelmente comparado às últimas gerações.

No século XVII apenas 28% das mulheres chegavam ao período de climatério, sendo que 5% atingiam a faixa dos 75 anos. Atualmente 95% delas chegam à menopausa e 50% atingem os 75 anos. Isso significa que com o aumento da longevidade a perspectiva é de que as mulheres passem pelo menos um terço de sua vida na menopausa.