Saúde /

01 de Março de 2011 15h00

Moradores reclamam do lixo acumulado no bairro São Mateus

01/03/2011

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Moradores da região leste de Cuiabá, que residem no bairro São Mateus, Jardim Paulista, Praeirinho, Beira Rio e Bela Vista receberam a visita dos agentes de combate ao mosquito da dengue na última semana (24-02) e denunciaram o descaso da própria população local.

Segundo o presidente do bairro São Mateus, Joeder Silva Barbalho, o maior problema daquela região são os caça-entulhos, conhecidos também como caçambeiros, que são pagos para recolher lixo de grandes reformas, ou retirar bolsões de lixos, porém, ao invés de jogarem o material em locais apropriados desovam o entulho em bairros distantes, em terrenos baldios, que ficam ao lado de casas em que residem moradores.

A moradora e presidente do clube de mães, Raimunda Cavalcanti, explicou que o bairro precisa de limpeza constante, pois uma vez que a Secretaria de Infraestrutura retira o lixo, no outro dia os caçambeiros depositam mais bolsões de lixo no local.

“Os moradores não conseguem proibir os motoristas de jogar entulhos no local, porque muitas vezes os motoristas vão em horários em que não há moradores em casa”, explicou Elaine.

A moradora e vice-presidente de bairro, Vânia Cristina, ressaltou que o bairro possui cerca de 3 mil moradores, e que somente no ano passado teve 15 casos registrados de dengue. “Nós estamos tentando alertar os vizinhos para o risco da doença, pois  precisamos cuidar do nosso bairro. Durante a noite vamos de casa em casa, conversar com os moradores sobre o problema”, disse ela.

Combate a Dengue

O diretor da Vigilância a Saúde e Ambiente, Benedito Oscar Campos, e a coordenadora do programa da Dengue em Cuiabá, Alessandra Carvalho, estiveram no local durante todo o tempo em que durou o mutirão da Dengue.

Foram 80 agentes de endemia que se dividiram em equipes e percorreram casa por casa para fazer a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito e o tratamento dos depósitos de larvas.

“O mutirão serve de mobilização e alerta para a população. O poder público pode fazer muito, mas sem a ajuda dos moradores não há trabalho que sustente. Por isso, estamos realizando o trabalho de orientação para educar os moradores a cuidarem do seu lar”, disse Alessandra.

 

Mais informações:
3617-7379.