Saúde /

26 de Abril de 2013 15h18

Moradores do Tijucal participam do dia "D" da campanha de combate à hipertensão

26/04/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O dia “D” da campanha de combate e prevenção à hipertensão, realizada hoje (26) pela Prefeitura de Cuiabá no bairro Tijucal, teve recorde de atendimentos. Mais de 200 pessoas aferiram a pressão arterial, fizeram exames de anemia e tiraram medidas para calcular níveis de obesidade.
 

A campanha, que começou na última segunda-feira (22), foi realizada por agentes nas 83 unidades básicas de saúde de Cuiabá. Além dos exames e aferições, foi distribuído material educativo e os agentes orientaram as pessoas sobre como manter uma vida saudável e reconhecer os sintomas da hipertensão. 

No Tijucal, moradores de onze bairros da região são atendidos diariamente, o que equivale a aproximadamente 55 mil pessoas. É uma das unidades básicas de saúde com maior abrangência em Cuiabá. Oitenta pessoas, entre agentes de saúde e alunos de enfermagem, trabalham no dia “D”. 

As pessoas que passaram pelos exames e mostraram alguma alteração do quadro ideal já foram para casa com consultas médicas marcadas para a próxima semana. 

Atualmente, cerca de 47 mil cuiabanos estão cadastrados no programa SIS Hiperdia, de controle à doença, sistema que controla a doença em Cuiabá. No entanto, muitas pessoas ainda não possuem o diagnóstico, principalmente por ser uma doença assintomática e que geralmente é diagnosticada devido às complicações desenvolvidas ao longo do tempo. 

O município de Cuiabá disponibiliza tratamento farmacológico e acompanhamento para que o paciente possa se manter saudável, assim como os profissionais de saúde estão aptos para fazer os devidos acompanhamentos e direcionamentos.