Saúde /

07 de Janeiro de 2013 18h39

Mauro Mendes visita unidades de saúde para diagnosticar problemas

07/01/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


O prefeito Mauro Mendes visitou três unidades de saúde nesta segunda-feira (07-01), a fim de diagnosticar os problemas existentes e encaminhar soluções junto às secretarias envolvidas.
 

As unidades visitadas foram a Policlínica do CPA I, reinaugurada em dezembro de 2012 após reforma; a Unidade de Pronto Atendimento da Morada do Ouro, que está em obras e atenderá 39 bairros; e a Policlínica do Planalto, responsável pelo atendimento de toda a região leste da cidade. 

Mauro ouviu médicos e pacientes, conheceu a estrutura física, de servidores e de equipamentos em cada local e apontou prioridades para a rede secundária de saúde. 

 Policlínica do CPA I 

A primeira unidade da rede secundária de saúde visitada por Mauro Mendes e sua equipe foi a Policlínica do bairro CPA I. Após passar por uma reforma em 2012 e ser reinaugurada em 14 de dezembro, Mendes pôde constatar problemas. 

“Viemos para identificar as deficiências identificadas pelos funcionários e pela população. O principal, pelo que vejo aqui, é a falta de médicos. Nossa prioridade é estabilizar a rede secundária em primeiro lugar. Ainda nesta semana vamos montar e anunciar um plano de emergência para a saúde”, afirmou o prefeito. 

Entre outras ações, o secretário de Saúde, Kamil Fares, citou a montagem de uma equipe de visitadores para desafogar as policlínicas. “Quando houver um caso mais grave que precise do atendimento de urgência e emergência disponível no Pronto Socorro, os visitadores poderão fazer a transferência imediatamente, sem a intermediação da Central de Regulação”, explicou.

 

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 

As obras da UPA Morada do Ouro, que deveriam ter sido concluídas em dezembro de 2012, estão atrasadas, de acordo com o secretário de Obras Públicas, Marcelo de Oliveira. Além do atraso, também foi constatada a necessidade de várias adequações ao projeto. 

“Como o próprio nome já diz, trata-se de uma unidade de pronto atendimento. É para urgência e emergência. Mas no projeto não consta sequer um Centro Cirúrgico”, apontou o secretário de Saúde, Kamil Fares. 

De acordo com Mauro Mendes, as mudanças no projeto serão imediatas, mesmo que a obra demore mais tempo para ficar pronta. “Aquilo que estava previsto para dois meses não será possível. Há mais adequações necessárias e o certo é entregar uma unidade de saúde com qualidade, mesmo que leve mais um mês ou dois”, explicou. 

As adequações feitas no projeto da UPA Morada do Ouro deverão ser estendidas para outras unidades em Cuiabá. “Há outra UPA que será construída no bairro Osmar Cabral. Nós vamos imediatamente analisar os projetos dessa unidade para também fazer as mudanças que sejam necessárias”, pontuou.  

Policlínica do Planalto 

Na Policlínica do Planalto, o prefeito Mauro Mendes pode conhecer ainda mais de perto a realidade dos funcionários e a situação da estrutura física de uma unidade que atende 22 bairros da região leste da capital. 

O médico Narciso Neiva, que duas vezes por semana realiza plantões de 24 horas na unidade, falou sobre as dificuldades que ele e sua equipe enfrentam. “O pior de tudo é a falta de médicos. Eu venho aqui e trabalho 24 horas seguidas sozinho. Apenas eu e as enfermeiras. Tem que ter mais médicos”, reivindicou. 

Mauro Mendes ouviu os servidores e garantiu que, com o plano de emergência para a saúde, que deverá ser elaborado até o final desta semana, vai fazer o possível para mudar essa realidade. “Independentemente de outras gestões, hoje a responsabilidade disso tudo é nossa. Garanto que nós temos coragem e disposição para acabar com esses problemas”, afirmou. 

Os funcionários também mostraram e falaram sobre as precárias condições da única ambulância disponível. “Não tem ar-condicionado e, por isso, eles têm que andar com a janela aberta. Por conta disso, o barulho fica insuportável. E, além disso, é pequena e desconfortável”, explicou a gerente da unidade, Geiza Maria dos Reis. 

Uma ação importante anunciada pelo prefeito durante a visita deverá melhorar a estrutura física de todas as unidades de saúde de Cuiabá. “Vamos montar equipes permanentes, uma na Secretaria de Obras e outra na Secretaria de Serviços Urbanos. A tarefa dessas equipes é fazer as pequenas obras de manutenção dessas unidades”. 

“Essa realidade já é conhecida por muitos, inclusive por mim, que andei por esses lugares durante toda a minha campanha. Nosso olhar hoje é clínico. Viemos com pessoas que conhecem o que precisa ser feito e estamos prontos para elaborar um plano que minimize esses problemas e possa dar condições dignas de atendimento de saúde em Cuiabá”, afirmou o prefeito.