/ APÓS ISOLAMENTO

13 de Fevereiro de 2021 10h54

Mais que posto de vacinação, Centro de Eventos se torna ponto de reencontros entre amigos

13/02/2021

CELLY SILVA

Celly Silva

Após passarem meses isolados em suas casas, se protegendo do novo coronavírus, centenas de idosos cuiabanos saíram de suas casas para ir até o Centro de Eventos do Pantanal, onde funciona – de domingo a domingo, das 7h às 22h – o polo central da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”. No local, além da tão esperada dose da vacina, muitos deles ainda tiveram a grata surpresa de reencontrar amigos que há muito tempo não viam, exatamente por conta da pandemia de covid-19. 

Eulália da Silva Soares, 87 anos, famosa por seu tradicionalíssimo bolo de arroz e pão de queijo, pratos típicos cuiabanos, reencontrou a amiga Nilce Monteiro de Oliveira, 89 anos. Elas são vizinhas, moram no mesmo bairro da Lixeira, mas não estavam saindo de casa e só se falavam por telefone. “Ela é minha amiga de muito tempo, minha vizinha. Faz tempo que não a vejo. Eu ia sempre na casa dela, agora faz tempo que eu não vou lá. E não é muito longe onde ela mora, mas não pode sair...”, relata dona Eulália. 

Também cuiabana “de tchapa e cruz”, dona Nilce comemorou o momento. “Com certeza foi bom reencontrar minha amiga, ela é contemporânea comigo, tenho carinho por ela”, afirma. “Espero que Deus e Nossa Senhora ajudem que mandem essa pandemia pra longe porque está entristecendo muitas pessoas”, complementou.

A respeito da tristeza causada pela pandemia, ambas as idosas relataram que o sentimento não é causado apenas pela covid-19, doença que ambas conseguiram não contrair, graças ao isolamento social, mas também pelo distanciamento do convívio social. Dona Eulália, por exemplo, revela que chegou a ficar depressiva. “Desde o começo fico presa! Estava sempre acostumada ali no meio das pessoas... Fiquei muito depressiva mesmo! Mas valeu a pena porque, graças a Deus, não peguei nada. Meus filhos e netos cuidam muito de mim”, relata.

Leide Bruno Nogueira Borges e Sueko Tsuchiya, ambas de 87 anos, também puderam se rever na espera pós-vacina, na quinta-feira (11), após longos meses de isolamento. Dona Sueko sofre de mal de Alzheimer e não lembrou da colega, mas dona Leide sim. Nenhuma delas contraiu covid-19 devido a todos os cuidados que suas filhas, Kátia Regina e Emília Seiko Taki, que também são amigas há muitos anos, tiveram com as idosas. “É uma vacina que renova a esperança! A gente estava numa expectativa muito grande por esse dia! Ela estava basicamente isolada, pouquíssimo contato com o restante da família. Graças a Deus, ela não contraiu o vírus e penso que, mesmo após a segunda dose, todo cuidado é pouco. Eu acho que tem que manter o distanciamento, os cuidados que ela tem até agora”, opina, Emília, filha de dona Sueko. 

 

Vacina Cuiabá

 

A campanha de imunização contra a Covid-19 "Vacina Cuiabá - sua vida em primeiro lugar" teve início no dia 20 de janeiro, com a vacinação dos trabalhadores da saúde que atuam no atendmento a pacientes com covid-19 e foi sendo ampliado para demais trabalhadores da saúde. Na semana passada, 411 idosos que vivem em asilos e seus respectivs cuidadores foram imunizados pela equipe do programa Constultório na Rua. Nesta quint-feira (11), teve início a vacinação dos idosos com 85 anos de idade ou mais, grupo que compreende 2.460 cuiab anos. 

A campanha ocorre diariamente, das 7h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal. Para se vacinar, alem de fazer parte do grupo prioritário de cada fase, é preciso estar com o cartão do SUS atualizado e fazer agendamento no site Vacina Cuiabá (vacina.cuiaba.mt.gov.br), clicando no banner que aparece no topo do portal da Prefeitura de Cuiabá.