Saúde /

01 de Junho de 2011 10h30

Lista de espera por cirurgia ortopédica sobe para 161

01/06/2011

Ana Paila Soares/SMS

Uma corrida de pacientes do interior do Estado elevou para 161nomes à lista de espera por cirurgias ortopédicas do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). Até sexta-feira da semana passada a lista era de 116 pacientes, dos quais 30 já foram operados, 50 estão com as cirurgias agendadas para este mês de junho e 36 aguardam o fim das negociações entre a prefeitura e o governo do estado, que vai determinar onde e quando os procedimentos serão realizados.

Segundo o diretor-geral do HPSMC, Ronaldo Taques, os 45 novos nomes acrescentados à lista também aguardarão o fechamento do acordo entre o município e o estado e que o Pronto Socorro de Cuiabá não vai mais aceitar pacientes que não passarem por encaminhamento da Central de Regulação de seus municípios. “Infelizmente, temos que aliviar a sobrecarga do Pronto Socorro. Pacientes sem regulação não serão admitidos”.

Ronaldo Taques atribuiu o aumento da procura às melhorias implementadas no HPSMC. “As pessoas perceberam que o atendimento melhorou, que a resolutividade aumentou e isso faz com que elas deixem suas cidades e venham para a Capital. Mas se não vierem devidamente encaminhadas pela Central de Regulação não serão internadas, porque o Pronto Socorro está trabalhando no limite de sua capacidade. Só vamos atender urgência e emergência”, alertou.

Para dar transparência ao processo e tranqüilidade às famílias a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu divulgar a lista com os nomes e origem dos 161 pacientes. De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Euze Carvalho, o cronograma será respeitado e as cirurgias serão realizadas de acordo com a ordem de espera. O médico explicou que 30 pacientes já foram operados, mas como continuam internados no HPSMC seus nomes ainda constam da lista.

 Carvalho informou ainda que as 50 cirurgias ortopédicas previstas para este mês de junho serão realizadas no Hospital Geral Universitário (HGU), através de convênio firmado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  as 81 restantes deverão ser incluídas no atendimento do mutirão de cirurgias que será realizado pelo governo de Mato Grosso.

Click aqui e veja a lista de pacientes que esperam pelas cirurgias ortopédicas.