Saúde /

10 de Fevereiro de 2011 16h51

Lançamento do primeiro Caps 24 horas de Cuiabá

10/02/2011

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

Será amanhã (11/02), às 9h, o lançamento do início das obras do primeiro Centro Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD III) que irá funcionar 24 horas por dia em Cuiabá. O evento acontecerá na área onde será construída a sede da unidade, que fica situada na rua Fortaleza, bairro Jardim Europa, atrás do estacionamento da Unic.

O vereador Chico 2.000 (PR) destinou R$ 400 mil reais de emenda parlamentar para o projeto de construção do Caps. Para o secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Ribeiro, a realização do projeto é um esforço das várias esferas públicas. “Esse projeto está no papel há mais de dois anos e só agora conseguimos recursos para o início das obras”, comemorou Maurélio.

Maurélio Ribeiro acredita que o Caps Cuiabá irá trazer avanços sociais para a capital. “Existem pesquisas que revelam o aumento de dependentes químicos em todas as regiões brasileiras, este é um fato que não pode ser negligenciado pela saúde pública”, ressaltou.

Conforme a coordenadora da Saúde Mental da SMS, Maria Aparecida Silva, a unidade funcionará como local de estabilização de pacientes e não de internação. “Ainda iremos precisar da retaguarda dos hospitais e das policlínicas, como vem acontecendo. Este Caps que será construído fará o acolhimento e atendimento de crises leves”, explicou Aparecida.

Segundo a coordenadora, existem vários tipos de atendimento para este tipo de paciente, como as crises de fissura, abstinência e desidratação, entre outros. No local, está prevista a implantação de oito leitos para atendimento dos pacientes da capital.

Além de leitos para estabilização, o Centro terá uma equipe de profissionais multidisciplinares de psiquiatras, enfermeiros, assistente social, entre outros.  “O paciente irá receber tratamento e retornar à sua residência. No Caps, eles irão participar de oficinas de arte, pintura, musicoterapia, educação física, entre outros”, disse a coordenadora.

A gerente do Caps AD, Mara Tondin, informou que o órgão funciona atualmente em uma sede alugada e que a estrutura física não é adequada para o pleno funcionamento das atividades.

“Já fazemos esse trabalho, porém durante o dia. E o espaço é pequeno, às vezes deixamos de fazer atividades porque nas salas já estão realizando outras ações”, informou. Mara Tondin acredita que a nova sede proporcionará um atendimento mais humanizado e de forma a ter um maior número de resolutividade nos casos. “Temos cadastradas aproximadamente 100 pessoas, mas apenas 60 freqüentam ativamente o Caps” , frisou. Conforme a gerente, os pacientes atendidos atualmente em Cuiabá variam entre 10 a 18 anos de idade.


O que: Lançamento do início das obras do primeiro Caps AD 24hs.

Quando: Sexta-feira (11/02), às 9h.

Onde: Na rua Fortaleza- no bairro Jd. Europa, atrás do estacionamento da Unic.

Mais informações:
3617-7379.