Saúde /

20 de Abril de 2012 18h25

Lamartine ouve médicos e explica benefícios que a SMS já deliberou

20/04/2012

Assessoria/SMS/Cuiabá/MT

O secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy Neto, esteve reunido hoje com os médicos que atuam na rede pública,  para ouvir deles quais são as principais dificuldades encontradas no dia a dia de trabalho, principalmente, nas policlínicas. A presidente do Sindimed-MT, Elza Luiz de Queiroz, e Reinaldo Mota ( da UFMT), também se integraram à mesa de discussões.

A evolução da dengue foi um dos assuntos mais discutidos na reunião com o secretário. Lamartine Godoy adiantou aos profissionais que a administração da Capital vem intensificando ações de combate à dengue e adotando medidas para melhorar o atendimento na rede pública de saúde. Segundo o secretário, a gestão do prefeito Francisco Galindo está fazendo um forte investimento no setor. “Estamos abrindo quatro centros de saúde só para atendimento dos casos de dengue”, disse. Os novos centros – acrescentou -  terão toda estrutura necessária, de pessoal e equipamentos

Ele fez questão de esclarecer que a Prefeitura sabe das dificuldades existentes na jornada profissional desempenhada pelos médicos que atuam na Atenção Secundária e nos PSF - Programa de Saúde da Família. "A Saúde, como um todo, está debilitada em nível nacional, não apenas em Mato Grosso, em Cuiabá. O noticiário tem mostrado isso diariamente".

Lamartine ainda lembrou que a administração investe na saúde, 23% do orçamento municipal, quando a Constituição exige 15%. "Mesmo esses 23% são insuficientes para resolver questões cruciais da área. Principalmente quando nos defrontamos com quadros de epidemia, a exemplo da dengue".

Por outro lado, ele informou que a SMS tem ultimado esforços para que a segurança (outro item discutido) seja uma realidade nas policlínicas e outros polos de Saúde do município, solicitação já feita oficialmente ao Governo do Estado, que aumentou consideravelmente seu efetivo policial, citou. "A instalação de câmeras nos estacionamentos e pontos estratégicos das policlínicas é uma das medidas que adotaremos para inibir eventuais ações de criminosos e vândalos. "Este sistema gerará maior segurança ao usuário do SUS, com certeza".

No geral, disse Lamartine, a Secretaria determinou a adoção de várias medidas para incentivar os profissionais médicos, a exemplo do pagamento de prêmios (plantão extra, etc.). "O importante é resolver o atual desafio de banir a dengue do município. Limitação financeira, aliás, é algo descartado neste momento de epidemia. Se for preciso, colocaremos mais médicos nos plantões. Isso resultará em maior resolutividade em relação ao acolhimento e classificação de risco".

ATENÇÃO SECUNDÁRIA - Conforme exposição feita pela diretoria de Atenção Secundária, as unidades de Pronto Atendimento da Capital (policlínicas) enfrentam sérios problemas devido à falta de médicos. Segundo exposição ao titular da Saúde em Cuiabá, a demanda de pacientes tem crescido, sendo que a média de atendimento diário foi de 173 pacientes em fevereiro de 2012, por policlínica, nas 24 horas. 

A diretoria de Atenção Secundária explicou que o profissional médico atua nos plantões - quando com quadro completo -juntamente com um enfermeiro e outro médico (no mínimo), mais equipe de técnicos de enfermagem e apoio durante o mesmo plantão. "Devido a esse aumento na demanda, ampliamos o quadro de profissionais médicos nessas unidades", disse a diretora Michele Kim. Atualmente, enumerou a técnica, as unidades de maior porte operam com até cinco médicos por plantão. "O regime de trabalho de plantão de 12 horas, com carga horária semanal de 24 horas".