Saúde / Novos equipamentos

11 de Julho de 2014 16h29

Laboratório Central passa por reforma para receber novos equipamentos

11/07/2014

DANIELE DANCHURA

Daniele Danchura

Reagentes para exames no Laboratório Central de Cuiabá (Lacec)

O Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) está passando por reforma em sua estrutura interna para receber novos equipamentos para realização de exames laboratoriais. Com isso, durante o período em que o prédio estiver em obras, apenas exames de emergência, escarros, hemograma, urina, fezes e cultura serão realizados. A previsão é que o atendimento volte a normalidade a partir do dia 14 de julho. Os demais exames serão encaminhados para o laboratório de apoio.

A coordenadora do Lacec, Osmeire de Oliveira, explicou que foi realizada a licitação para contratação de empresas para prestarem serviços ao laboratório, que prevê também a cedência de equipamentos e reagentes a serem usados. Com isso, foi necessário readequar o espaço interno do Lacec para receber todos os esquipamentos novos. "São equipamentos de última geração. O último pregão realizado para o laboratório foi em 2011, e agora com esse novo pregão e com os novos equipamentos, poderemos realizar praticamente todos os exames, a excessão dos que precisam ser encaminhados para fora do Estado", completou.

Para Osmeire, com a chegada destes novos equipamentos, o Lacec terá uma ótima evolução em termos de tecnologia. "O laboratório está avançando. Poderemos realizar mais testes por hora. Antes, realizávamos 60 testes por hora de hematologia e agora poderemos fazer mais, chegando a 240 testes/hora. De bioquímica eram 80 testes/hora e agora poderemos fazer até 1000/testes hora e de imuno-hormônios, que eram 60 agora serão 200 testes/hora", enfatizou.

"O Lacec já era referência. Com os equipamentos de última geração, poderemos dar os resultados com mais rapidez. Estaremos interligados com as unidades e os resultados serão encaminhados automaticamente assim que estiverem prontos, via software de interface que serão fornecidos juntamente com os equipamentos", concluiu o secretário municipal de Saúde, Werley Peres.