/

23 de Fevereiro de 2011 17h00

HPSMC registra apenas um caso de botulismo em 2010

23/02/2011

Larissa Malheiros-Assessoria de Imprensa

  O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) registrou um único caso de botulismo em Mato Grosso no decorrer do ano de 2010. O caso apresentado na unidade foi de uma adolescente de 14 anos, moradora da zona rural do município de Canarana.

 

 A paciente chegou à unidade no mês de novembro com quadro clínico grave. Apresentava insuficiência respiratória e se encontrava com paralisia muscular. O caso foi confirmado pelo critério clínico epidemiológico, e o tratamento iniciado com  soro antibotulínico e antibióticos.

 

 Durante algumas semanas ela recebeu tratamento específico (medicação citada acima) e de suporte, neste caso, terapia intensiva com ventilação mecânica. A paciente apresentou boa recuperação e recebeu alta médica.

 

 Botulismo

 

O Botulismo é uma doença rara, que ataca o sistema nervoso, causada pela toxina botulínica, que pode ser inoculada por via alimentar, intestinal e através de ferimentos.

No caso de intoxicação alimentar, a toxina pode ser adquirida após ingestão de produtos enlatados em conserva e carnes defumadas. Já o intestinal ocorre em crianças menores de 24 meses.

Ferimentos podem ser contaminados com esporos do  clostridium botulinum que germinam e produzem a toxina.

Os principais sintomas são: gastrointestinais e neurológicos.

 

Casos em Mato Grosso e no País

 

Do ano de 1999 até 2008 foram registrados 105 casos suspeitos de botulismo no país. Apenas 39 foram confirmados. Destes, 37 eram botulismo alimentar, um intestinal e um por ferimento.

 

Dos casos confirmados, o critério de encerramento foi por exame laboratorial em 30 e clínico epidemiológico em 9. Entre eles, houve, 13 mortes, com uma taxa de letalidade de 33,3%.

 

A região Centro- Oeste registrou 25 casos até o ano de 2008. Mato Grosso teve  quatro casos neste período.

 

Mais informações:
3617-7857.