/

23 de Fevereiro de 2011 16h49

HPSMC alerta população sobre os perigos provocados pelas águas da chuva

23/02/2011

Larissa Malheiros-Assessoria Imprensa/HPSMC

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) alerta a população sobre as doenças mais freqüentes durante o período das chuvas. Entre elas estão: Leptospirose, Hepatites A e E, Febre Tifóide, Diarréias agudas, Tétano. Além de dengue e a virose.

Segundo dados divulgados pelo setor de estatística vinculado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológico do hospital, os meses de chuva contribuem para o aumento da incidência dessas enfermidades.

Os números levantados mostram que os  casos da dengue se destacaram em janeiro e fevereiro de 2010, quando foram registrados  579 casos. Logo em seguida estão as notificações de diarréia, que apresentaram 33 casos neste período. Seguindo as estatísticas estão os casos de hepatite, que durante os doze meses registraram 82  notificações.

Além desses dados, constam doenças como Leptospirose, febre tifóide e tétano, que não tiveram ocorrência neste período. O diretor do HPSMC, Jair Gimenes Marra, no entanto, alertas que estas também são doenças preocupantes que ocorrem principalmente em decorrência do aumento das chuvas, agravados principalmente na região de Cuiabá e entorno. Conheça um pouco mais do contágio das doenças com maior incidência no período das chuvas:

- Leptospirose: ocorre através da urina do rato, misturada  às águas das chuvas;  quando entra em contato com a pele e/ou mucosas pode contaminar o indivíduo.

 

- Hepatites A e E: A transmissão do vírus da hepatite A é fecal-oral, e pode ocorrer por meio de ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra;

 

- Febre Tifóide: Doença causada pela bactéria Salmonella typhi, que transmite a doença via ingestão de água e alimentos contaminados e contato com pessoas doentes.

 

- Diarréias agudas: mal à contaminação da água, que pode ser causado por vários agentes: vírus (rotavírus),bactérias e parasitas;

 

- Tétano: As enchentes podem  proporcionar uma maior exposição das pessoas a ferimentos e, conseqüentemente, à  maior probabilidade de contaminação destes pela bactéria clostridium tetani, liberando toxinas que causam os espasmos musculares típicos do tétano;

 

Outros transtornos ocasionados pela chuva são acidentes, como afogamentos, lesões corporais e choques elétricos.  

 

Os últimos dados mostram que em janeiro e fevereiro do ano passado foi registrado apenas um caso de afogamento. Já choque elétrico, foi 1caso de 19 que ocorreram  durante os 2 meses do ano.

 

No item lesão corporal estão incluídos agressão física, que teve 84 casos , arma branca , 39 e arma de fogo que registrou 39.Todos nos dois primeiros meses de 2010.

 

MAIS INFORMAÇÕES :
36177857