Saúde / Rede Cegonha

27 de Maio de 2014 15h06

Gestantes recebem orientações e tiram dúvidas sobre a gestação no bairro Quilombo

27/05/2014

DANIELE DANCHURA

Gestantes da região dos bairros Quilombo e Santa Helena participaram, na manhã desta terça-feira (27), da primeira reunião realizada pelo Centro de Saúde Quilombo. Elas receberam orientações sobre direitos junto aos programas sociais e também tiraram dúvidas quanto à gestação e o atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A enfermeira responsável pelo CS Quilombo, Cibele Lemes, explicou que a intenção é realizar uma reunião por mês com as gestantes, pois além do pré-natal realizado na unidade, é um momento de reuni-las e trocar experiências e conhecimentos. “Algumas são mães de primeira viagem, mas outras já têm mais experiência e mesmo assim continuam sempre aprendendo alguma coisa conosco. Além disso, elas precisam saber que estão amparadas e que podem contar conosco”, salientou.

Durante a reunião, representes do Centro de Referência de Assistência Social do Jardim Araçá explicaram sobre os direitos que comunidade tem e como receber os benefícios dos programas sociais do Governo Federal por meio do Cadastro Único. “Para nós, é muito importante participarmos de eventos como esse, que é uma iniciativa louvável, porque as pessoas não têm ideia do que elas têm direito. Aqui nós podemos explicar tudo isso e ainda mostrar que elas encontram suporte no CRAS como assistência social e psicólogos. O CRAS é a porta de entrada para quem tem dúvidas e não sabe a quem recorrer. Nós encaminhamos aos órgãos responsáveis”, explicou a técnica do Bolsa Família, Laura de Fraga.

Para a mãe de primeira viagem, Aline Bragança de 25 anos, a reunião foi muito boa e trouxe bastante informação. “Aprendi muita coisa que não conhecia, esclareci várias dúvidas que eu tinha”, contou. De acordo com Aline, foi uma grata surpresa a reunião assim como atendimento que vem recebendo no Centro de Saúde. “É minha primeira experiência como SUS e me surpreendeu. O pessoal é bastante atencioso e nos tratam muito bem. Minhas outras consultas, quando ainda não estava grávida, fazia sempre particular e aqui não perde nenhum um pouco para o particular. É muito bom”, concluiu.

Kimber Fernandes da Silva, 21 anos, está esperando o segundo filho e também disse ter gostado muito da reunião e que apesar de já ter certa experiência, pois já é mãe, achou bem informativa. “Acho até que tem que ter mais vezes”, ressaltou. Ela também se surpreendeu com o atendimento recebido pela saúde pública. “Não esperava a atenção que recebi. Meu primeiro pré-natal eu fiz particular e não vejo diferença do atendimento que estou aqui, é muito bom. Estou satisfeita de ter escolhido fazer o pré-natal do meu segundo filho pelo SUS, não me arrependo”, concluiu.

Além do acompanhamento do pré-natal e das reuniões, a partir da 32ª semana de gestação as gestantes são convidadas para conhecerem o hospital onde o parto será realizado. “Ela poderá conhecer o local, levar um acompanhante para conhecer também e conhecerá a equipe médica que irá atendê-la, para que tenham mais segurança neste momento tão delicado e bonito”, finalizou a enfermeira Cibele.