Saúde /

30 de Agosto de 2010 16h45

Focos de incêndio têm aumento alarmante em 2010

30/08/2010

Ana Paula Soares-Assessoria-SMS

A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou dados dando conta de que Cuiabá registra este ano índices de queimadas 20 vezes acima do que foi registrado durante todo o ano de 2009. No decorrer do ano passado foram registrados 24 focos de incêndio na capital, enquanto que nesses oito meses de 2010 já são 512 focos listados. A medição de 2010 considerou o período do dia primeiro de janeiro ao dia 24 de agosto.

Os índices também apontam um crescimento do número de focos de incêndio em Várzea Grande, que durante 2009 teve seis registros de incêndios. Já nesse ano foram registrados 76 focos de queimadas no vizinho município. Conforme explicou o gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Vagner Barros, esses índices são alarmantes.

“As conseqüências dessas ações estão sendo sentidas pela população. Conforme nossos registros a média de internação devido às doenças das vias aéreas subiu 35% nesse período. São conseqüências que a população sente de imediato e não a longo prazo. Por isso a necessidade de uma mudança nos hábito de atear fogo em lixos e terrenos”, destacou Vagner.

Segundo o gerente, a qualidade do ar é uma responsabilidade social, ou seja, cada um deve contribuir para evitar o agravamento do problema. “Entre os objetivos das campanhas que estamos realizando ao longo do ano, situa-se o de estimular o desenvolvimento de ambientes favoráveis à saúde e a qualidade de vida em toda a cidade”, explicou.

Vagner ainda destacou a importância do envolvimento da sociedade em prol da melhoria nas condições de vida da população. “Todo individuo é chamado ao exercício da cidadania ao evitar atear fogo em folhas secas ou lançar o lixo em terrenos baldios”, alertou.

 

Maiores informações:
3617-7379