Saúde / Prevenção

17 de Novembro de 2014 11h52

Dia Nacional de Combate a Tuberculose é tema de palestra no Centro de Saúde Tijucal

17/11/2014

DANIELE DANCHURA

Daniele Danchura - Assessoria de Comunicação/Saúde

Palestra sobre tuberculose no Centro de Saúde Tijucal

Moradores e pacientes do Centro de Saúde Tijucal receberam orientações, na manhã desta segunda-feira (17), sobre como prevenir e tratar a tuberculose. A ação foi realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate a Tuberculose, celebrado no dia 17 de novembro.

A palestra foi proferida pela enfermeira responsável pela unidade, Evineide Albuês. Ela explicou que atualmente a população atendida na região é de 45 mil habitantes e que 25 pessoas estão realizando o tratamento contra a tuberculose. "É um número alto de pessoas infectadas, mas todas estão em tratamento, umas no início e outras já em fase de alta. Mas o importante é as pessoas se conscientizarem da necessidade de realizar o tratamento e de encaminhar pessoas próximas que apresentam os sintomas à uma unidade de saúde", ressaltou a enfermeira.

Evineide explicou aos presentes como são os sintomas da tuberculose, como é feito o tratamento e quais são os medicamentos utilizados. "Se uma pessoa diagnosticada com tuberculose proceder com o tratamento até o fim, com boa adesão e sem interrompê-lo, ficará curada em seis meses. O tratamento da tuberculose é dividido em duas etapas, de ataque (dois primeiros meses) e de manutenção (quatro meses seguintes). Na fase de ataque o tratamento é feito com quatro drogas: tratamento com isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol. Na fase de manutenção utiliza-se rifampicina e isoniazida. O tratamento deve ser diretamente observado (TDO), ou seja, um profissional da equipe da unidade de saúde observa a tomada da medicação do paciente desde o início do tratamento até a sua cura", explicou.

De acordo com a enfermeira, o mais preocupante em relação a tuberculose é que muitas pessoas estão abandonando o tratamento. "Isso é pior tanto para o paciente quanto para a saúde pública, por que o organismo doente acaba criando resistência aos medicamentos e com isso o tratamento, quando reiniciado, será ainda mais forte, com medicamentos intravenosos, mais complexos e pesados", completou.

SINTOMAS

Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre ao entardecer, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.