Saúde /

23 de Março de 2011 11h00

Dia "D" de combate à tuberculose acontece amanhã em Cuiabá

23/03/2011

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

“Gripe ou tuberculose? Procure uma unidade de Saúde e faça o seu exame”. Este slogan será um dos temas que serão abordados durante o dia “D” de combate a Tuberculose que irá acontecer nesta quinta-feira (24/03), nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF´s) de Cuiabá. A intenção é incentivar a população a fazer o diagnóstico precoce nas unidades de saúde e nos casos de diagnósticos positivos de tuberculose orientar o paciente a levar o tratamento até o final.

A doença é transmitida por via aérea em praticamente a totalidade dos casos. A tuberculose tem cura através do tratamento medicamentoso por no mínimo 6 meses e acompanhamento mensal pela equipe de saúde, a medicação é gratuita e distribuída e todas as unidades de saúde pelo Programa Municipal de Combate a Tuberculose.

Neste dia 24 de março, dia mundial de combate a Tuberculose, as atividades irão acontecer nas Unidades Básicas de Saúde em parceria com os alunos e professores de enfermagem do 9° semestre da faculdade UNIC e Unirondon.

A equipe técnica da SMS responsável pelo Programa de Tuberculose estará acompanhando as ações que acontecem simultaneamente nas unidades de Cuiabá, são elas: Ornezidia de Oliveira, Camila Carvalho Costa e Silvana Benevides.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Silmayre Helena Silva, a intenção é chamar a atenção da população para realização de exames. “Estamos realizando um trabalho de busca ativa para encontrar novos casos da doença em Cuiabá. Queremos levar até essas pessoas o acesso ao tratamento gratuito”, ressaltou a diretora.

Cuiabá

Conforme dados da secretaria de Saúde de Cuiabá, em 2009 foram notificados 325 novos casos de tuberculose sendo 195 casos novos de TB pulmonar positivo, 222 casos confirmados que obtiveram cura e 25 pessoas abandonaram o tratamento e seis casos de óbitos pela doença.

Em 2010 foram notificados 468 novos casos de tuberculose sendo 297 casos de TB pulmonar positivo, 120 casos que obtiveram cura e 11 pessoas notificadas que abandonaram o tratamento e quatro mortes em consequência da doença. Em 2011, o total de pacientes em tratamento na rede de assistência do SUS é de 284 pessoas.

Confira algumas das unidades que estão promovendo atividades no dia “D”:

PSF Dr. Fábio I e II
PSF Novo Paraiso II
PSF Santa Isabel I e II
PSF Osmar Cabral
PSF Pedra 90 V e VI

 

Mais informações:
3617-7379.