Saúde / Durante a Copa

09 de Junho de 2014 21h30

Cuiabá terá dois postos médicos avançados para atendimentos durante os jogos

09/06/2014

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Arquivo

Cuiabá terá dois Postos Médicos Avançados (PMA) para atendimento dos turistas durante os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 que serão realizados na Capital. Um será na Policlínica do Verdão e outro no Fifa Fan Fest. Além destes, quatro policlínicas e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Morada do Ouro estão preparadas para atender as urgências e emergências durante todo o período do evento.

A secretária-adjunta de Saúde, Iracema Queiroz, explicou que a Policlínica do Verdão irá funcionar durante todo o período da Copa com mais dois médicos de reforço na sala vermelha. "Além disso, como os atendimentos ambulatoriais serão interrompidos nos dias de jogos, os profissionais que atendem nestes setores serão usados para reforço no pronto-atendimento. Na Policlínica do Verdão e na UPA também teremos enfermeiros bilingues que irão auxiliar no atendimento dos turistas", explicou. 

Em todas as policlínicas, os atendimentos nos ambulatórios serão suspensos a partir das 13 horas, conforme o Decreto Municipal 5.514 de 30 de maio de 2014. 

O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HSPMC) continuará sendo hospital de referência para alta complexidade em traumas como acidentes de trânsito, vítimas de queimaduras e acidentes por animais peçonhentos e envenenamentos. Além disso, terá 30 leitos de retaguarda na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "No Pronto-Socorro nós temos o Centro de Tratamento de Queimados que é referência no Estado, assim como o Centro de Informações Anti-Venenos (CIAV)", ressaltou a secretária-adjunta.

O Hospital Metropolitano de Várzea Grande também será referência, mas para pacientes que serão encaminhados por meio da Central de Regulação e para turistas que não possuam planos ou seguro saúde, e também servirá como retaguarda para casos mais graves atendidos no Fan Fest.

Na Arena Cultural também haverá um posto de atendimento rápido, com equipe médica de plantão e ambulância, entre os dias 12 e 24 de junho, para prestação dos primeiros socorros aos visitantes que necessitarem e encaminhamento para a unidade de saúde. 

Os turistas também poderão acessar o Guia do Espectador por meio do endereço eletrônico www.guiadoespectador.com.br e encontrar informações sobre a rede de assistência de saúde, tanto pública quanto privada, além de orientações e cuidados que deverão tomar em relação às peculiaridades que encontrarem em Cuiabá, como alimentação e exposição ao sol.