Saúde /

30 de Dezembro de 2013 15h18

Cuiabá: novo hospital público começa a funcionar em março

30/12/2013

Ana Assumpção

A Prefeitura de Cuiabá assinou nesta segunda-feira (30.12) o contrato de locação do antigo Hospital das Clínicas, que agora se chamará Hospital São Benedito de Cuiabá. Nos próximos 90 dias o local passará por uma reforma e deverá iniciar o atendimento a partir de março.

O Hospital São Benedito de Cuiabá terá disponível 127 leitos, dentre os quais 20 UTIs adultas, e estará apto para o atendimento de alta complexidade, com foco nas áreas de cardiologia e neurologia.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Kamil Fares, a nova estrutura terá atendimento 100% do Sistema Único de Saúde e será fundamental na diminuição do alto fluxo da rede pública.

“O local terá ainda um Centro de Diagnóstico e será o mais qualificado de Mato Grosso para o atendimento de alta complexidade; além de atender a demanda reprimida por exames como cateterismo, tomografia, ressonância magnética e mamografia, o novo Hospital ajudará a diminuir o grande volume de liminares concedidas diariamente”, destacou Fares.

A administração do Hospital São Benedito ficará a cargo da Empresa Cuiabana Saúde, que realizará uma forma mais direta na prestação de serviço, mediante pessoa jurídica específica com missão exclusiva para a gestão hospitalar e unidades de pronto-atendimento. A contratação dos servidores será por meio de concurso público com regime CLT, que deverá ser realizado nos próximos meses.

O contrato de locação tem vigência de três anos, podendo ser prorrogado. O novo hospital terá um custo mensal estimado de R$ 7 milhões. “Estamos pleiteando um auxílio financeiro do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, uma vez que a nova estrutura será referência para toda a população mato-grossense”, afirmou Kamil Fares, acrescentando que serão investidos cerca de R$ 12,5 milhões em equipamentos.